sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Orquestra FolkMus em Águeda, na próxima sexta-feira!

  Concerto especial em Águeda, no Espaço d’Orfeu, na próxima sexta 1 de Novembro.
Chega finalmente a Portugal a Orquestra Europeia FolkMus!

Na próxima sexta 1 Novembro, pelas 22h30, o Espaço d’Orfeu recebe o especial concerto da Orquestra Europeia FolkMus que, a par de músicos da Estónia, Itália, Grécia e Espanha, integra também 3 portugueses: Sara Vidal, João Pratas e Manuel Maio. A d'Orfeu integra este projecto europeu, uma orquestra transnacional de inspiração folk apoiada pela União Europeia, que teve o seu primeiro encontro em Julho passado na Estónia e chega agora a Portugal.

No concerto a que Águeda pode assistir na próxima sexta-feira à noite, a tenda do Espaço d’Orfeu vai encher-se com o lado festivo das tradições, um caldeirão de culturas, a energia de uma folk vibrante. Os músicos cruzam as suas melodias mais genuínas e representativas, revitalizando a memória e os instrumentos tradicionais para os tempos actuais, em forma de orquestra multicultural de fusão.

A comitiva FolkMus, nesta etapa em Portugal, chega a Águeda no início da semana e desdobra-se em formação, ensaios e gravações, uma vez que além do concerto da próxima sexta-feira, o projecto inclui ainda o envolvimento com a comunidade artística local e uma edição discográfica. A d’Orfeu assume a representação portuguesa nesta iniciativa, juntamente com os parceiros Município de Roma, Zètema Progetto Cultura e Archivio Aurunco (Itália), Centro de Música Tradicional da Estónia (Estónia), Departamento Social de Cyclades (Grécia) e Fira Mediterrània de Manresa (Espanha).

Até Abril de 2015, a Orquestra FolkMus, depois de se ter estreado na Estónia e passado agora em Portugal, apresentar-se-á ainda em festivais e centros culturais na Grécia, Itália e Espanha. O projecto FolkMus reúne jovens músicos emergentes de cada país, que numa sequência de residências artísticas em cada país trabalham musicalmente sobre as diversas tradições que compõem a matriz europeia, partilhando a paixão pelas músicas étnicas.

O concerto da Orquestra FolkMus em Águeda é de entrada livre e está integrado no 17º OuTonalidades - circuito português de música ao vivo, sendo esta a última noite da breve série de concertos na casa-mãe – o Espaço d’Orfeu -, embora o circuito prossiga, por todo o país, até 19 de Dezembro. Todo o programa da 17ª edição do OuTonalidades, semana a semana, pode ser consultado em http://www.dorfeu.pt/outonalidades, onde é possível aceder à apresentação detalhada de todos os grupos e espaços do circuito.

Nenhum comentário: