quinta-feira, 8 de março de 2012

OuTonalidades com maior número de inscrições de sempre!

Conselheiros entram em acção  |  Aberto o período de adesão de Espaços
OuTonalidades com o maior número
de sempre de grupos inscritos!

Foram exactamente 373 os grupos que se inscreveram para a 16º edição do “OuTonalidades - circuito português de música ao vivo”, cujo roteiro cobrirá o país no próximo Outono, concretamente de 21 de Setembro a 22 de Dezembro. Segue-se agora uma fase de pré-selecção dos grupos, com a entrada em acção de um distinto leque de Conselheiros.

Mesmo sem a continuidade da parceria com a Galiza (como vinha sucedendo desde 2008) e com a implementação de uma jóia contributiva por cada inscrição (com vista à sustentabilidade financeira do evento, num contexto de cortes nos apoios oficiais), os grupos manifestaram um interesse sem precedentes em participar no OuTonalidades 2012.

Oficialmente encerrado o período de candidaturas, as mais de três centenas de grupos candidatos passarão agora por uma pré-selecção, por forma a constituir-se a bolsa restrita de grupos que será disponibilizada aos Espaços de música ao vivo que se disponham a acolher os concertos do 16º OuTonalidades. Os 373 grupos inscritos nesta fase prévia, cujo processo decorreu online no portal da d’Orfeu, são maioritariamente portugueses num total de 215, mas também há grupos galegos (muito pela semente deixada por quatro edições transfronteiriças do circuito), além de toda a Espanha, do Brasil, de Angola, de França, de Bélgica, da Irlanda e de Itália, marcando o OuTonalidades como referência de circulação em Portugal também para grupos estrangeiros.

Para auxiliar no processo de pré-selecção, a d’Orfeu convidou vários músicos, jornalistas e bloggers da praça, que serão os Conselheiros do OuTonalidades 2012: Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa), Tiago Pereira (A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria), Mário Lopes (Público), Luís Rei (Crónicas da Terra), Nuno Catarino (Bodyspace), Davide Pinheiro (Disco Digital), Fausto da Silva (Santos da Casa/RUC) e Rui Dinis (A Trompa).

Paralelamente, decorre até 30 de Abril o período de adesão dos Espaços de música ao vivo interessados em acolher concertos da 16ª edição do OuTonalidades, o principal circuito luso de pequeno formato. Só arrancará a 21 de Setembro, mas o OuTonalidades 2012 já mexe!

Nenhum comentário: