quinta-feira, 29 de março de 2012

Toques do Caramulo na Revista Interfolk

edição exclusiva de CD promocional para Espanha
Toques do Caramulo em destaque 
na revista espanhola Interfolk 


Toques do Caramulo, a mais reconhecida criação da d'Orfeu, é destaque na última edição da revista espanhola Interfolk, a principal publicação especializada em música folk da Península Ibérica.

Para além de uma exaustiva entrevista, na qual se evidencia todo o trabalho do grupo que recupera a tradição musical da Serra do Caramulo, recriando-a e reinventando-a para uma sonoridade mais actual, a publicação espanhola inclui uma edição exclusiva do CD "Toques do Caramulo Especial Interfolk", que reúne os temas mais emblemáticos da discografia do grupo: "Toques do Caramulo é ao vivo!" (2007) e "Retoques" (2011). Com um percurso contínuo desde o ano 2000, a formação aguedense, desenvolvida no seio da d’Orfeu, tem consolidado a sua notoriedade e é hoje uma referência incontornável na música tradicional portuguesa, fazendo de cada concerto uma autêntica celebração da cultura popular, num contexto cada vez mais global e internacional. Este destaque na Interfolk é uma oportunidade de consolidação do seu reconhecimento no meio musical em Espanha, país onde conta vários concertos realizados no últimos anos.

Toques do Caramulo - Embajadores de la tradición musical caramulana
La banda nació en la ciudad portuguesa de Águeda, en el medio de la dinámica creativa de d’Orfeu Associação Cultural, entidad que ha dedicado mucho a la promoción cultural y la preservación del expolio musical de la región de la Sierra de Caramulo. Por ello, no es de extrañar que Toques do Caramulo haya dedicado sus esfuerzos a la exploración de melodías desconocidas para la mayoría del público ibérico. Con la edición de su segundo disco en el preciso momento en que celebran una década de trabajo, directos y giras, Interfolk quiere también homenajear una banda que impresiona por su militancia cultural.

Nenhum comentário: