terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Da teoria à prática, experimenta!

Associativismo, criatividade e novas linguagens técnicas
em novo Ciclo Experimental: o Hexa!


26 Fevereiro a 6 Março - ATELIERS E WORKSHOPS
sábado 7 Março – INSTALAÇÃO/PERFORMANCE

Vem aí um autêntico festival formativo: o Hexa! No Ano Europeu da Inovação e da Criatividade, a d’Orfeu direcciona o seu Ciclo Experimental para um conjunto de experiências formativas em diversas áreas criativas, técnicas e artísticas. Das pautas aos botões, dos gráficos às expressões, o Hexa - 6º Ciclo Experimental decorre de 26 de Fevereiro a 7 de Março, em Águeda, com uma inigualável programação de ateliers e workshops dedicados aos domínios emergentes da actividade cultural.

Chegados a 2009, a d’Orfeu está a ‘Hexagerar’. Depois de ter dedicado o Penta ao público das escolas secundárias da cidade (2008), o Tetra a novos projectos com pernas para andar (2007) e os três primeiros Ciclos ao experimentalismo caseiro (desde 2004), o Ciclo Experimental transforma-se num autêntico festival formativo, em três frentes: o II Seminário para o Associativismo, os Ateliers técnicos e criativos e as Residências Artísticas. A inovação do Hexa relativamente às edições anteriores reside no débito formativo que a d’Orfeu põe à disposição dos participantes, para que possam explorar e desenvolver as suas dinâmicas criativas. No Hexa casam-se o know-how de formadores e monitores com os impulsos criativos dos artistas locais e da região. O Ciclo Experimental culminará com a apresentação, a 7 de Março, dos desenvolvimentos criativos dos participantes durante os nove dias de trabalho e aprendizagem em cursos técnicos, workshops criativos, espaços de experimentação e partilha artística diária.

O Ciclo Experimental vem-se assumindo como um dos eventos mais inclusivos da d’Orfeu, um espaço essencial para novos estímulos à comunidade criativa. O Ciclo representa a ponte entre a comunidade local e as actividades culturais desenvolvidas pela associação. É o momento em que o público, mero espectador, se transforma em actor. Toca, transforma e cria a sua própria arte. É o instante maior de cumplicidade criativa entre a d’Orfeu e todos os que, mais por dentro ou mais por fora, de perto e de longe, com ela interagem. Sejam bem-vindos ao grande festival formativo d’Orfeu: o Hexa!

HEXA EM TRÊS FRENTES

Workshops e Ateliers – Uma grande diversidade de inputs criativos, desde os mais tecnológicos aos mais simples, desde os que exigem a complexidade tecnológica aos que se limitam a utilizar o corpo. As linguagens informáticas ao serviço das artes e os domínios técnicos das artes do espectáculo, por um lado, e as abordagens à essência do trabalho teatral e à plasticidade musical, por outro, compõem o leque de ateliers/workshops disponíveis neste Hexa.

Seminário para o Associativismo II – Pelo segundo ano consecutivo, em parceria com a autarquia local, a d´Orfeu dedica ao Associativismo o seu Seminário anual, reconhecendo como premente a qualificação dos dirigentes associativos nos dias que correm. Reforça-se o formato, com um maior aprofundamento e carga horária das temáticas mais pertinentes no I Seminário, a refocagem e fusão de alguns ateliers para maior consistência temática e uma não simultaneidade dos ateliers, para possibilitar maior acesso. Termina a 7 de Março - dia de todos os encontros do Hexa -, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, com encontro e debate final.

Residências Artísticas - Aproveitando as sinergias do ambiente criativo que se vive durante o Hexa, o evento promove a residência artística de três nomes de reconhecido mérito em diversas áreas artísticas. O estímulo criativo destas residências estará ao serviço do desenvolvimento de criações e novas produções d’Orfeu, mas será extensível a toda a comunidade artística que, informalmente, possa beneficiar directamente esta oportunidade.

Nenhum comentário: