quinta-feira, 13 de novembro de 2003

d'Orfeu coordena seminário eurolatinoamericano no Recife

A Comissão Europeia anunciou a realização do Seminário Euro-Latinoamericano "aRTE sOCIAL", que se realizará na cidade do Recife, no Brasil, de 1 a 8 de Dezembro próximo. Importância inédita assume o facto, uma vez que cabe à d'Orfeu a coordenação técnica e a dinamização de toda a acção. Dois responsáveis da associação portuguesa (Luís Fernandes e Luís Silva) assumirão a coordenação do Seminário no terreno, junto de representantes europeus e latino-americanos.

Trata-se de um Seminário financiado pelo Programa Juventude, no qual participarão 10 organizações juvenis artísticas da Europa (Portugal, Espanha, França, Itália e Bélgica) e da América Latina (Brasil, Peru, Equador, Uruguai e Nicarágua), a acontecer em solo latinoamericano, centrado na temática da utilização das Artes como ferramenta de desenvolvimento Social junto da comunidade juvenil, pondo em confronto as realidades europeia e latinoamericana. Tal contacto e observação dará às organizações artísticas juvenis europeias, a possibilidade de desenvolver uma perspectiva social das Artes (na Europa disponíveis quase exclusivamente para mera fruição), com base na experiência das organizações latinoamericanas congéneres, que actuam principalmente junto de classes desfavorecidas.

A ligação da d'Orfeu à temática social

Remonta já a todos os seus anteriores projectos no âmbito do Programa Juventude, a ligação da d‘Orfeu à causa artística. Aliás, toda a actividade da associação se centra nas artes para e pelos jovens. Também a questão da sua utilização como ferramenta social e de inclusão é um tema que a vem mobilizando cada vez mais. Entretanto, surgidas diversas oportunidades de cooperação com países terceiros (nomeadamente Mediterrâneo e América Latina, depois de ter já estabelecido parcerias e projectos com o Sudeste Europeu em 2002), a d’Orfeu promove esta Visita, a acolher por uma organização de cariz social no Brasil (a Mirim Brasil, com quem a d’Orfeu estabeleceu esta parceria a partir do Seminário Eurolat em 2003), na qual se encontrem e debatam organizações europeias e latinoamericanas ligadas ao trabalho artístico e criativo dos jovens. Mais pertinente se torna o local de acolhimento, pela intensa dimensão social que encerra qualquer tipo de trabalho com jovens em países como os da América Latina. É local onde faz sentido a utilização das artes como forma de inclusão dos jovens e onde as organizações europeias podem captar, directamente na fonte, a capacidade de potenciar essa ligação, com vista ao seu trabalho com jovens na Europa. Das organizações europeias que estarão presentes, espera-se um efeito multiplicador das boas práticas sociais nas suas comunidades de origem, estimulando a utilização das artes (música, teatro, circo, dança, poesia, etc), com base na experiência que tenha sido esta Visita e os contactos no terreno que ela prevê com as organizações latinoamericanas que ocupam positivamente os jovens desfavorecidos em manifestações artísticas.

Nenhum comentário: