sexta-feira, 15 de junho de 2001

Etnias de Braços Abertos

encontro multicultural da juventude em movimento
__________________________________________
Sábado 21 Julho
Recinto da Escola Secundário Marques de Castilho
__________________________________________

org.: Associação Cigana de Águeda
apoio: d'Orfeu - Associação Cultural/Projecto Saga Cigana

O Festival Multi-Cultural promovido pela Associação Cigana de Águeda no próximo sábado 21 de Julho, faz a apologia da convivência étnica e pretende ser uma festa multi-cultural do palco à plateia. No recinto da Escola Secundária Marques de Castilho, a partir das 15 horas e pelo serão dentro, termina com uma grande noite de música cigana.

A parceria da d'Orfeu com a Associação Cigana é continuada em função de um fascínio pela cultura cigana, procurando resgatá-la para o público em geral e vem na sequência da realização conjunta dos Festival de Música Cigana, no ano passado.
Esta cumplicidade encerra a vivência de uma cidadania a acarinhar por toda a comunidade local. A d'Orfeu vem desenvolvendo, há algum tempo, um trabalho de pesquisa e desenvolvimento artístico com base na cultura cigana, pretendenso-se que nesta fase se mobilize também a comunidade para a temática, através de iniciativas com dimensão pública e visível, como é o caso deste festival.
Saliente-se no programa, depois depois de uma tarde multi-cultural com motivos de interesse diversos e a anteceder uma grande noite de música cigana, dois trabalhos artísticos baseados na cultura daquela etnia, desenvolvidos no seio da Escola Marques de Castilho e da d'Orfeu.
No ambito do projecto Saga Cigana, que vem apadrinhando o desenvolvimento destas actividades, prolongar-se-à até final deste ano um calendário de iniciativas sobre a temática, com a realização de seminários, exposições e espectáculos.

Nenhum comentário: