domingo, 27 de maio de 2001

Especial d'Orfeu na Europa

em Kudowa Zdrój (Polónia)
A d'Orfeu estará representada por Luís Fernandes em Kudowa Zdrói (Polónia), de 31 de Maio a 3 de Junho próximos, no "European Youth Organizations Forum", iniciativa destinada a cerca de 45 representantes de organizações juvenis de toda a Europa ligadas ao desenvolvimento dos programas comunitários de mobilidade para o sector da juventude. Tratar-se-à de um ponto de contacto privilegiado entre estruturas potencialmente parceiras no futuro, seleccionadas de entre as mais activas nesta área, decorrido um ano de vigência do programa "Juventude". O convite dirigido à d'Orfeu, naquela qualidade, permitirá ainda estabelecer um primeiro contacto com uma jovem voluntária polaca, entretanto já seleccionada para prestar o seu serviço em Portugal na d'Orfeu a partir do mês de Setembro próximo.

em Senise (Itália)
Nas mesmas datas (31 de Maio a 3 de Junho) o representante da d'Orfeu Aníbal Almeida desloca-se a Itália, onde acontecerá a visita preparatória de um intercâmbio multinacional subordinado à temática da educação não-formal, a realizar na cidade italiana de Senise em Maio de 2002. Esta visita pretende provocar um primeiro contacto com os diversos parceiros envolvidos no projecto (Itália, Grécia e Portugal), no sentido de contribuir para a construção do programa de intercâmbio e de fazer a prospecção das mais-valias que cada organização juvenil emprestará ao projecto.

e em Águeda
Foi já conhecida a notícia da aprovação, ao nível da Comissão Europeia e do IPJ (agência nacional do programa "Juventude"), do projecto de intercâmbio "d'Orfusão", aquela que vai ser a primeira experiência da d'Orfeu na qualidade de anfitriã e que terá lugar em Águeda em Julho próximo, com a presença de comitivas da Hungria, Eslovénia e Bélgica. Teve já lugar uma visita preparatória dos animadores daqueles países à d'Orfeu e à cidade de Águeda, há um mês atrás, e multiplicaram-se agora os trabalhos de preparação para receber o intercâmbio, garantidos em larga escala pela comitiva de jovens que foi intérprete, há um ano atrás, da primeira experiência de mobilidade europeia da d'Orfeu, participando numa acção em Leicester, na Inglaterra.

Todas estas acções se realizam ai abrigo do programa "Juventude".

Nenhum comentário: