terça-feira, 26 de junho de 2001

Curtas d'Orfeu

ESTREIA DO ESPECTÁCULO FINAL "OS CANTAUTORES"
Estreou, com êxito absoluto, na vila transmontana de Alijó no passado dia 22 de Junho, o último espectáculo do Ciclo "Os CantAutores", aquele que congrega repertório dos três cantautores vindos a retratar pela d'Orfeu durante este ano (Sérgio Godinho, José Afonso e Fausto) e que circulará, neste novo formato, pelo país durante todo o Verão. A apresentação do espectáculo da d'Orfeu no evento "Alijovem 2001" empolgou a assistência e tirámos a limpo a força deste espectáculo, prestes a ser apresentado em Águeda, já no dia 6 de Julho.

TOQUES DO CARAMULO EM ÉVORA
A d'Orfeu recuperou o trabalho artístico desenvolvido o ano passado em parceria com a Associação Etnográfica "Os Serranos", baseado no repertório tradicional da zona serrana. O espectáculo "Toques do Caramulo", em novo formato, estreará amanhã 27 de Junho em Évora, na edição deste ano da Feira de São João. Este trabalho vem também potenciar muito do trabalho musical desenvolvido no curso "Tocata - Formação em Músicas Tradicionais", em funcionamento permanente há cinco anos na associação.

ANDAMENTO EM ANDAMENTO
Também o colectivo Andamento se vai desdobrar em participações nas próximas semanas:
- 28 de Junho - "Felizmente Há Sarau" / Escola Secundária Marques de Castilho;
- 30 de Junho - Semana Cultural do Instituto Duarte Lemos;
- 6 de Julho - Participação especial espectáculo "Os CantAutores" no "Festival O Gesto Orelhudo";
- 19 de Julho - Programa de geminação Águeda-Saint-Gillis / Cine-Teatro São Pedro;
- 20 de Julho - Participação especial no espectáculo "Os CantAutores" em Vila Nova de Cerveira;
- 21 de Julho - Festival Multi-Cultural "Etnias de Braços Abertos", org. Associação Cigana de Águeda.

D'ORFUSÃO ARRANCA A 4 JULHO
Chegam já dia 4 de Julho as comitivas da Eslovénia, Hungria, Bélgica, para dar início ao intercâmbio "d'Orfusão" que juntará em Águeda cerca de 40 jovens daqueles países que, durante 10 dias conceberão um espectáculo multi-artístico a apresentar a 14 de Julho. Entretanto, a par de um vasto programa de trabalhos e actividades, estes jovens artistas participarão ainda activamente na dinamização da baixa da cidade, no dia 8 de Julho, com uma série de animações de rua. O espírito universalista da arte assentará arraiais naqueles dias em Águeda.

O GESTO ORELHUDO À PORTA
O Gesto Orelhudo está à porta (abre a 5 de Julho com programa duplo no Espaço d'Orfeu e no CEFAS) e tudo se tem feito para vir a ser um momento marcante de mobilização popular em Águeda, em todos os dez dias da festa. Arquitecta-se a última logística. Adaptam-se os espaços. Mobilizam-se os voluntários. Telefonemas, faxes e e-mails a topo. Fazem-se contas à vida. Rios de informação entram e saem da d'Orfeu. A promoção do festival ainda mal começou e já toda a gente sabe. Durante esta semana que antecede o arranque, a d'Orfeu vive outro festival: o festival da azáfama.

Nenhum comentário: