quarta-feira, 28 de fevereiro de 2001

d'Orfeu dedica espectáculo a Sérgio Godinho

Estreia 2 e 3 de Março

Estreia no Auditório do CEFAS em Águeda, nos próximos dias 2 e 3 de Março, pelas 21h30, o espectáculo musical que a d'Orfeu dedica à obra de Sérgio Godinho, integrado no Ciclo Os CantAutores.

Este primeiro espectáculo do Ciclo Os CantAutores baseia-se na quase totalidade da discografia de Sérgio Godinho, desde álbuns tão antigos como "Pré-Histórias" (1972), até ao novo "Lupa", editado no ano passado já no moderníssimo formato de CD (!). O processo criativo da d'Orfeu centrou-se na recuperação de muitos temas entretanto ficados à sombra dos grandes "clássicos" de Sérgio Godinho, a todos emprestando novos arranjos. Certo é que toda a obra editada será repleta de marcos brilhantes da genialidade deste cantautor. O percurso ímpar de Sérgio Godinho arrasta diferentes gerações de há 30 anos a esta parte. Dos tempos da forte cantiga de intervenção aos de uma actualíssima sonoridade, todas as facetas de Sérgio Godinho se retratam nesta homenagem da d'Orfeu.

O espectáculo dedicado a Sérgio Godinho é o primeiro de um ciclo que homenageará ainda José Afonso (em Abril) e Fausto (em Maio), sempre com apresentações em Águeda, Vila Nova de Cerveira, Tondela, Sabugal e Ourique, numa itinerância múltipla assegurada pela d'Orfeu em parceria com diversos promotores.

O trabalho criativo que sustenta este ciclo de espectáculos decorreu nos últimos anos pela mão de Luís Fernandes (que assegura a direcção musical de todo o ciclo), sob os auspícios e anseios da d'Orfeu - Associação Cultural, enquanto estrutura de produção musical e senhora de um elenco imenso de músicos cujas vivências artísticas abrangentes tornam mais universalista o desenvolvimento deste repertório.

O Ciclo Os CantAutores que agora faz arrancar os espectáculos temáticos, depois de em Janeiro ter juntado Sérgio Godinho, José Mário Branco, Amélia Muge, entre outros no Seminário sobre o tema, trata-se do mais ousado empreendimento criativo desta associação até à data e reflecte uma impressionante regularidade com que tem surgido aos olhos do público desde há cinco anos, enquanto estrutura promotora que mais projectou Águeda como destino cultural privilegiado.

O Ciclo Os CantAutores é um trabalho de criação da d'Orfeu e conta com o apoio exclusivo do IPAE/Ministério da Cultura. Os bilhetes estão à venda previamente na d'Orfeu e, nos dias dos espectáculos, no Auditório do CEFAS.

Nenhum comentário: