quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Prémio CCD INATEL 2017 para a opÁ!

Prémio nacional da Fundação INATEL atribuído à opÁ – orquestra percussiva de Águeda!
Aníbal Almeida (d’Orfeu AC) na gala de entrega, ontem à tarde, no Teatro da Trindade.

A opÁ! - orquestra percussiva de Águeda, projeto artístico de intervenção social promovido pela d’Orfeu AC em parceria com várias instituições sociais do concelho e Município de Águeda, acaba de receber o Prémio CCD 2017, uma iniciativa da Fundação INATEL, entregue esta terça-feira (21 de novembro), no Teatro da Trindade, em Lisboa. 

“Reconhecer – Gala de Reconhecimento Social” é o evento anual através do qual a Fundação INATEL destaca e reconhece a importância do trabalho desenvolvido pelos seus Centros de Cultura e Desporto (CCD) na área social. Este ano, a d’Orfeu AC foi uma das três vencedoras do “Prémio CCD”, através do projeto “opÁ! – orquestra percussiva de Águeda”. No mesmo evento em Lisboa, que contou com momentos musicais de Pedro Mestre e Luísa Sobral, a d’Orfeu AC recebeu também o reconhecimento do “Programa de Apoio ao Associativismo” pela programação dinamizada no Espaço d’Orfeu no âmbito do OuTonalidades – circuito português de música ao vivo.
 
A opÁ! distingue-se pelo seu carácter inovador e original, procurando ser mais do que uma orquestra de percussão. O valor humano está intrínseco ao projeto, que assume uma dimensão social ao ter por missão o envolvimento dos jovens em comunidade e sensibilizá-los para o associativismo, a música, a cultura e a sustentabilidade. A consciencialização ecológica é outro ponto diferenciador, com os instrumentos a serem recuperados ou construídos exclusivamente a partir de materiais reciclados. O resultado tem estado à vista e aos ouvidos de todos, não sendo a primeira vez que o projeto é reconhecido pelo seu trabalho. 

Depois de uma Menção Honrosa do Prémio Acesso Cultura (2016) e de ter sido finalista nacional dos "Melhores Talentos Portugueses" (2015), a opÁ! – orquestra percussiva de Águeda junta novo galardão à sua galeria de reconhecimentos. Para a d’Orfeu AC e seus parceiros de projeto, este é um estímulo importante para o contínuo desenvolvimento do projeto.


Tudo sobre a opÁ!:

Nenhum comentário: