quinta-feira, 3 de setembro de 2015

d'Formação em festa - Inscrições abertas!

OFERTA FORMATIVA 2015/2016
Os 20 anos de uma escola de cultura!


Há vinte anos, exactamente por esta altura, iniciava a sua actividade uma escola de música tradicional, sob a forma de associação cultural, como base para o desenvolvimento de novos públicos. Nesse Setembro de 1995, numa Águeda ainda muito fechada sobre as suas próprias tradições, davam-se os primeiros sinais de atenção à diversidade. Daí para cá, não houve Setembro que não trouxesse novidades, com o lançamento da oferta formativa da d’Orfeu. Eis, a celebrar vinte anos pujantes, as propostas da d’Formação para 2015/2016!

A d’Formação retoma anualmente a sua actividade formativa, estando já abertas as inscrições para o primeiro trimestre (Outubro - Dezembro), com uma ampla oferta de cursos regulares, cursos pontuais e workshops nas áreas de Música, Teatro, Cultura e Técnicas, dirigidos a todas as idades e a qualquer nível de aprendizagem. No novo ano da d'Formação, prossegue a vontade de proporcionar um ensino artístico plural e acessível a todos, abrangente e adaptado aos diferentes interesses e níveis dos seus formandos. Neste sentido, a oferta curricular é vasta, transversal e complementar entre si.

Setembro é o mês de inscrições para mais um ano lectivo da d'Formação (2015/2016): Acordeão; Bateria; Baixo Eléctrico; Bandolim; Canto; Cavaquinho; Clarinete; Concertina; Contrabaixo; Flauta Transversal; Gaita de Foles; Guitarra Acústica; Guitarra Eléctrica; Guitarra Portuguesa; Percussão; Tradicional; Piano; Saxofone; Viola Braguesa; Violino; Formação Musical. Ao longo de todo o ano lectivo está aberta a possibilidade de se ampliar a oferta a outros instrumentos, de acordo com o interesse manifestado pelos formandos. Qualquer aula pode ser dada em regime Individual, Naipe (classe de conjunto do mesmo instrumento) ou Tocata (classe conjunto diferentes instrumentos). Este ano, retomar-se-á a atribuição de Bolsas EMtrad', destinada a jovens interessados em aprender um instrumento mas sem condições financeiras para o fazer. O período de candidaturas será brevemente anunciado.

A opÁ! - orquestra percussiva de Águeda - mantém a sua actividade formativa de carácter social e comunitário em estreita relação com as IPSS, escolas e associações do concelho de Águeda. Este é um projecto que tem vindo a crescer nos seus dois anos de existência e conta, para além da participação dos parceiros envolvidos no ano passado, com novas parcerias que permitirão o alargamento desta rede percussiva comunitária. Paralelamente ao trabalho desenvolvido nas IPSS, escolas e associações do concelho todos os adolescentes e jovens, entre os 10 e os 18 anos, que desejarem fazer parte deste projecto, poderão inscrever-se a título individual numa sessão semanal aberta ao público. Para fazer parte desta rede percussiva contactar através do e-mail opa@dorfeu.pt.

Na d'Formação Teatro continua o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Teatro (para adultos) e na Expressão Teatral (para jovens dos 12 aos 16 anos) abordando diversas técnicas de expressão corporal e vocal. Nas expressões Artísticas (para crianças dos 4 aos 6) são exploradas as técnicas teatrais associadas à música e às artes plásticas num atelier experimental.

No domínio técnico, o sucesso e reconhecimento da qualidade destas formações ao longo dos anos permitem avançar para a realização da 10ª edição do Curso de Som, uma abordagem teórico-prática sobre a produção técnica e o registo áudio de um espectáculo, e do 5º Curso de Iluminação, que aborda as várias etapas a ter em consideração na iluminação de cena de um espectáculo.

A formação externa tem vindo a ganhar expressão sobretudo nas formações musicais realizadas em Infantários, Instituições e Agrupamentos de Escolas do concelho de Águeda com conteúdos pedagógicos diversificados, adaptados, criados especificamente para cada contexto.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dformacao@dorfeu.pt, no sítio www.dorfeu.pt/dformacao, pelos telefones 234603164 / 934623775 ou presencialmente na d’Orfeu, no horário habitual de atendimento 9h30-12h30 e 14h00-18h30. A nova oferta formativa está lançada. Há vinte anos, com passos simples. Agora, futuro compassado. A actividade da d’Formação é a primeira das 20 iniciativas que marcam os próximos meses, celebrando os 20 anos da d’Orfeu! 

Nenhum comentário: