terça-feira, 23 de julho de 2013

d'Orfeu inicia na Estónia novo projecto europeu

Orquestra FolkMus passa por Águeda em Novembro próximo
d’Orfeu inicia na Estónia
novo projecto europeu! 


A d'Orfeu integra o novo projecto europeu FolkMus, uma orquestra europeia de inspiração folk apoiada pela União Europeia, através do Programa Cultura, que está a realizar o seu primeiro encontro esta semana, de 23 a 27 de Julho, na Estónia, concretamente no Viljandi Folk Music Festival. Pela associação aguedense, os músicos Sara Vidal, João Pratas e Manuel Maio integram a futura Orquestra FolkMus que, além de percorrer Estónia, Itália, Grécia e Espanha, actuará no próximo Outono também em Portugal.

Reforçando o seu espírito de intercâmbio cultural, a d’Orfeu assume a representação portuguesa nesta iniciativa, juntamente com os parceiros Zètema Progetto Cultura e Archivio Aurunco (Itália), Centro de Música Tradicional da Estónia (Estónia), Departamento Social de Cyclades (Grécia) e Fira Mediterrània de Manresa (Espanha). Até Abril de 2015, o projecto FolkMus reúne jovens músicos emergentes de cada país participante, que trabalharão em residência artística sobre as diversas tradições culturais e musicais que compõem a matriz europeia, partilhando a paixão pelas músicas étnicas e o interesse em encontrar pontos comuns entre as suas tradições ancestrais. Neste ciclo que agora se inicia, os músicos cruzaram melodias representativas das suas tradições, revitalizando a memória cultural e os instrumentos tradicionais para os tempos actuais, em forma de orquestra multicultural.

Num intercâmbio de ideias e vivências, o repertório musical a ser desenvolvido ficará plasmado numa edição discográfica, assim como será apresentado em festivais e centros culturais em Itália, Grécia, Espanha e Portugal durante os próximos dois anos, além da prevista estreia na Estónia. O próximo encontro, a realizar-se no mês de Novembro, será promovido pela d'Orfeu, em Águeda, no âmbito do 17º OuTonalidades - circuito português de música ao vivo. Toda a informação sobre "FolkMus" pode ser consultada no sítio http://www.folkmusicproject.eu.

Nenhum comentário: