quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Todos a celebrar os 15 anos da d'Orfeu!


Águeda celebra década e meia de vida cultural com a d’Orfeu!

No próximo sábado 4 de Dezembro, a d’Orfeu completa 15 anos. O grande momento das comemorações será a apresentação do livro e filme “Contexto e Significado” no CEFAS, em que participarão muitas das pessoas e entidades que ajudaram a construir esta década e meia de cultura. A noite prosseguirá com um convívio popular no Espaço d’Orfeu. Na véspera, abre a exposição de todos os cartazes feitos pela Associação desde 1995. As celebrações são abertas a toda a comunidade.

No Auditório do CEFAS, pelas 17h30 de sábado, tem lugar o lançamento oficial de "Contexto & Significado", a dupla obra que inclui o livro do jornalista António Pires e o documentário do realizador Tiago Pereira, edição que marca a estreia editorial da d'Eurídice, novo selo d'Orfeu. A sessão contará com a presença de António Pires e com a projecção integral do filme "Significado", além da entrega de t’Orfeus, a apresentação do novo website da Associação e ainda a música e a palavra dos artistas da casa, perante a família d’Orfeu reunida: os Sócios de hoje e de sempre, ao Amigos, os Alunos, a Equipa, os Mecenas, os Parceiros, as Entidades Oficiais, a Imprensa e, claro, o imenso público d’Orfeu!

“Contexto e Significado” inclui testemunhos de Hermeto Pascoal, Sérgio Godinho, Luanda Cozzetti, Carlos Guerreiro e Júlio Pereira, além de muitos outros nomes directamente ligados a estes 15 anos de intervenção cultural da Associação. Com um olhar para dentro e para fora da Associação, livro e filme assumem o estatuto de documentos essenciais para o meio cultural português. Com esta viagem ao fundo da Associação pela pena de um e pela objectiva do outro, a d’Orfeu ganha novos cúmplices para a sua missão: não só os próprios António Pires e Tiago Pereira, bem como o universo dos seus públicos. António Pires é jornalista e crítico musical, um dos mais lidos bloggers da praça, através do seu “Raízes e Antenas”. Tiago Pereira é o visualista a quem foi atribuído recentemente o Prémio Megafone na categoria Missão, já com este seu último filme prestes a ser lançado pela d’Orfeu. “Contexto e Significado” não é só uma comemoração, é uma obra que entra directamente nos escaparates culturais.

“Contexto”, além da sua versão física, estará disponível também em áudio-livro, cujos trechos marcarão o especial guião de 4 Dezembro no CEFAS, um espectáculo híbrido entre cerimónia e performance. Todos a uma comemoração que promete ser tão marcante como a própria efeméride. Quinze anos já cá cantam! Portugal aplaude.

PROGRAMA COMPLETO 15 ANOS

Sexta 3 Dezembro, 19h00
Biblioteca Municipal Manuel Alegre
Inauguração da Exposição “15 anos de cartazes d’Orfeu”

Sábado 4 Dezembro, 17h30
Auditório do CEFAS
Lançamento de “Contexto e Significado” (filme, livro e áudio-livro)
+ atribuição t’Orfeus, novo website, testemunhos, etc

Sábado 4 Dezembro, 20h00
Espaço d’Orfeu
Jantar volante, porco no espeto, festa espontânea (em terra de músicos...)

Nenhum comentário: