domingo, 3 de janeiro de 2010

Formação: desígnio de uma d'Orfeu escola

Workshop de Teatro, Núcleo de Vídeo, Curso de Som, Hepta:
primeiros manifestos de uma escola de artes?

O ano 2010, décimo quinto da d’Orfeu, marcará a renovação de conceito de toda a sua oferta formativa. Às portas de um novo ciclo, a associação lança as sementes de uma plataforma integrada de formação artística e criatividade, uma verdadeira escola de artes, de educação para a cultura, de cidadania activa e maturidade crítica. Mas uma escola, como terá sempre que se entender a d’Orfeu Associação Cultural.

A EMtrad’ - Escola de Música Tradicional, até aqui aglutinadora da oferta formativa da d’Orfeu, vai agora integrar-se num novo paradigma formativo mais abrangente, numa viragem essencial para a pluralidade artística. Os objectivos locais da d’Orfeu não dispensam o resgate, para a Formação, das reconhecidas práticas transversais na programação de eventos. Além disso, uma dinâmica solidária e indissociável existirá entre a pedagogia e a Criação, entre formadores e criadores, desejavelmente os mesmos soldados, um musculado pelotão único à conquista do envolvimento da comunidade na cultura e nas artes. E, qual desígnio d’Orfeu, sempre a música como pivot da transdisciplinaridade.

Ao longo deste novo ano de 2010, mesmo antes das definitivas paredes para esta autêntica Incubadora, a actividade formativa da d’Orfeu começará já a debitar as primeiras oportunidades, fazendo conviver actividades regulares e pontuais, a saber:

  • de Fevereiro a Abril, o Workshop de Teatro para adultos, por Ana Lúcia Xavier (inscrições já a abertas);
  • em Fevereiro, o III Seminário para o Associativismo, em co-produção com a autarquia;
  • em estruturação, o Núcleo de Vídeo d’Orfeu reúne já aficionados na exploração e divulgação das técnicas ligadas ao vídeo e ao cinema;
  • no mês de Março, novo Curso de Som e Produção, em 4ª edição, que formará mais uma leva de técnicos de som/sonoplastia;
  • no início de Abril, terá lugar o 7º Ciclo Experimental “Hepta”, este ano dedicado às tecnologias ao serviço das artes;
  • em actividade contínua, a EMtrad’ prossegue com a habitual oferta de aulas semanais em instrumentos tradicionais – com especial incentivo aos membros dos grupos folclóricos do concelho -, bem como o Coro Infantil (aos sábados de manhã) e a Aula Grátis Semanal (às quartas-feiras às 19h00).
Até ao Verão, várias outras acções garantirão este registo multiplicador de oportunidades formativas. Em Setembro de 2010 arrancará na plenitude um novo tempo para o papel pedagógico da d’Orfeu em Águeda, a 3ª geração da sua área de Formação. Uma escola de artes / incubadora, no desejado estímulo criativo a uma cidade tocada pela Cultura. Para uma d’Orfeu no coração e na cabeça de Águeda quando se atingirem 15 anos de actividade, ao fechar 2010. E depois, então, no pulmão.

Nenhum comentário: