segunda-feira, 18 de abril de 2005

Os CantAutores de volta ao palco! Só este Abril.

Os CantAutores de volta ao palco!
Para quem tinha saudades do espectáculo...

O espectáculo “Os CantAutores”, criação aclamada da d’Orfeu, volta à cena com renovado fulgor para três únicos concertos em Macinhata do Vouga (22 Abril), Castro Verde (24 Abril) e Alcanena (25 Abril), numa digressão especial.

Com Emboscadas também em digressão (o espectáculo que sucedeu a Os CantAutores), a d’Orfeu retomou o repertório do espectáculo original, com uma nova formação instrumental na qual se destaca a profusão dos sopros. Para estas apresentações de Abril, Luís Fernandes rodeia-se de uma fanfarra quase completa para refestejar Os CantAutores: ao clarinete, fagote e trombone da formação original, juntam-se o sax tenor e especialmente a tuba. O naipe jazzista com piano, contrabaixo e guitarra, não estará em palco desta vez. Como será?

A nova instrumentação adoptada (que pressupôs uma renovação dos arranjos) traz uma especial expectativa a esta versão efémera d’Os CantAutores. Por outro lado, a retoma de um repertório tão grato ao público d’Orfeu reforça esse interesse.

Certo é que são concertos únicos, estes de Abril. Especialmente para o público de Águeda e região, a ocasião única para fruir de novo a magia de Os CantAutores é em Macinhata a 22 Abril.

Os CantAutores é um espectáculo temático cumpriu um roteiro de largas dezenas de concertos em Portugal entre 2001 e 2003, tendo ficado também marcado pela edição do CD “Os CantAutores”. É um concerto de homenagem a 3 grandes figuras da música portuguesa, em que o repertório recriado e interpretado remonta, ora aos anos da revolução do cravos em Portugal, centrado na figura mítica de José Afonso (que viveu e compôs até 1987), ora à genialidade das obras de Sérgio Godinho e Fausto (com discografia editada até hoje). Por ocasião da comemoração Abril de 2005, a d’Orfeu repõe em cena esta evocação criativa, comprovando uma música genial e madura, que percorreu caminhos inexplorados de recriação, magnificamente comprovados no concerto ao vivo “Os CantAutores”.

Elenco:
Luís Fernandes - voz, braguesa, acordeão, flauta, flautim

Xiko Bandinha - trombone, percussões
Tiago Abrantes - clarinete
Ricardo Lameiro - fagote
João Figueiredo - saxofone
Abílio Liberal – tuba
João André Lourenço - bateria
Giuseppe Berardi – guitarra folk

Os CantAutores
os três únicos concertos:
Sex 22 Abril, 21h45
Macinhata do Vouga (Águeda), Clube Macinhatense
org: CM Águeda / d’Orfeu
Dom 24 Abril, 21h30
Castro VerdeCine Teatro Municipal
org: Câmara Municipal de Castro Verde
Seg 25 Abril, 21h30
AlcanenaPavilhão Multi-Usos
org: Câmara Municipal de Alcanena 

Nenhum comentário: