quarta-feira, 21 de abril de 2004

Luís Fernandes em foco no Festival des Musiques et du Monde em Montréal

O bolseiro UNESCO Luís Fernandes, ao fim de dois meses em Montréal (Canadá), ali se apresenta ao vivo no “Festival des Musiques et Du Monde”, naquele que é o momento mais importante da sua residência artística naquele território.

Luís Fernandes vem preparando, com inúmeros convidados, os três espectáculos temáticos que apresentará a 29, 30 de Abril e 1 de Maio, no âmbito daquele festival. Alguns dos melhores músicos da cena tradicional no Québec se mesclarão em torno de repertório proposto por Luís Fernandes, com base em 3 temáticas diferentes, respectivamente “CANTAUTORES”: à volta da obras geniais de Zeca, Fausto, Godinho e José Mário Branco (espectáculo de 29 de Abril); “LUSOFONIA”: temas da diáspora, de Portugal ao Brasil, passando pela lusofonia africana (30 de Abril) e “TRADICIONAL”: a recriação dinâmica do cancioneiro tradicional português (1 de Maio).

Entre os músicos com quem Luís Fernandes partilhará em palco o repertório português, contam-se Yves Lambert (figura incontornável da música tradicional no Québec pelo percurso de La Bottine Souriante), Nicolas Caloia, Mireille Marshall, Jean-François Bélanger, Henri Oppenheim, Oswaldo Barbosa (Brasil), Rene Orea (Venezuela), Andrès Ocampo (Colômbia), Marta Raposo (Portugal), Brigitte Dajczer (Polónia), Les Gitans de Sarajevo (Jugoslavia), Yadong Guan (China) e vários outros convidados.

Estes três noites inseridas no cartaz do Festival des Musiques et du Monde, um certame de grande expressão em toda a metrópole de Montréal (uma cidade verdadeiramente multicultural), suportam a apresentação pública do trabalho e percurso musical de Luís Fernandes, contruído na sua ligação à d’Orfeu. Contudo, o resultado musical que subirá à cena será fruto dos seus encontros com músicos de todas as origens, retratando a experiência única que tem sido esta residência artística. Pode imaginar-se, pela diversidade de músicos convidados, o estado em vão ficar algumas canções do Zeca ou do cancioneiro português…

Para além destes 3 espectáculos no festival des Musiques et Du Monde, que são o momento alto da estadia do músico aguedense em solo canadiano, Luís Fernandes tem vindo a participar em inúmeras outras acções, entre as quais se destaca a direcção musical do espectáculo de comemoração dos 30 anos do 25 de Abril promovido pelas entidades portuguesas em Montréal, juntando dezenas de artistas amadores da comunidade portuguesa.
A imprensa local e especializada tem vindo a dar destaque à presença do músico português e às suas prestações no Québec, que se prolongarão até início de Julho. A presença em Montréal tem sido alvo de atenção de todos os media sem excepção, bem como de investigadores e promotores, mercê da implantação da Musique Multi-Montréal, organismo que seleccionou e acolhe o músico. Tem daí resultado uma atenção especial à cultura musical portuguesa e, por outro lado, não menos interessante, uma aproximação entre a comunidade lusa e o circuito cultural montréalais.

Nenhum comentário: