sábado, 18 de junho de 2016

Menção Honrosa do Prémio Acesso Cultura para a opÁ!

Mais um reconhecimento, desta vez nacional, para a opÁ!
Orquestra percussiva de Águeda recebe Menção Honrosa do Prémio Acesso Cultura!

Foto © Mário Abreu

A opÁ! - orquestra percussiva de Águeda, projeto artístico de intervenção social promovido pela d’Orfeu AC em parceria com várias instituições sociais do concelho, recebeu uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio Acesso Cultura 2016, entregue na passada sexta-feira 17 de junho, no Museu do Chiado, em Lisboa.

Através deste prémio, instituído em 2014, a Acesso Cultura pretende distinguir, divulgar e promover entidades e projetos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal. Pretende ainda criar exigência junto dos públicos, com vista à melhoria da acessibilidade, assumida como um todo. Este ano foram recebidas 38 candidaturas que foram avaliadas por um júri de especialistas.

Este reconhecimento público surge em cima da atuação da opÁ! no AgitÁgueda, no próximo dia 3 de julho, domingo, pela 18h30, dando vida ao largo das traseiras da Incubadora de Empresas de Águeda. Mais de 100 crianças e jovens oriundos de diversas instituições sociais do concelho, entre outros convidados especiais, convidam o público a acompanhar uma viagem rítmica inspirada em músicas, coreografias e imaginários do cancioneiro nacional. Aos instrumentos de percussão, construídos a partir de materiais reciclados, junta-se uma série de instrumentos inesperados, nada mais que objetos comuns do dia-a-dia com finalidades muito distantes da realidade musical.

A opÁ! é um projeto artístico com uma forte componente social de inclusão, de todos para todos, coordenado pela d’Orfeu AC através dos seus formadores Ricardo Falcão e João Balreira, em parceria com o Instituto Duarte Lemos, Delegação de Águeda da Cruz Vermelha, Bela Vista, Agrupamento de Escolas de Águeda, Centro Social e Paroquial de Recardães, Cerciag, Agrupamento Escolas de Valongo do Vouga, Fanfarra Mourisquinha e Secção Cultural da LAAC, com o apoio muito próximo e atento da Câmara Municipal de Águeda e da União de Freguesias de Águeda e Borralha.

Tudo sobre a opÁ! em www.dorfeu.pt/opa

Notícia completa do Jornal Público sobre a atribuição dos Prémios Acesso Cultura aqui.

Nenhum comentário: