quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Seminário para o Associativismo - já arrancou o modelo itinerante!

A primeira jornada de formação decorreu no concelho de Santa Maria da Feira
Seminário itinerante dedicado ao Associativismo Cultural já circula pela região!
A d’Orfeu lançou o repto a novos Municípios, após longa experiência de formação associativa.

A d’Orfeu AC, em parceria com o Município de Santa Maria da Feira, realizou a sua primeira sessão itinerante do “Seminário para o Associativismo Cultural” no passado sábado em Paços de Brandão, contando com a presença de 60 dirigentes e membros das Associações culturais locais. O Seminário tem já novas datas agendadas, noutros Municípios da região: Albergaria-a-Velha (17 Outubro), Estarreja (14 Novembro) e Ovar (21 Novembro).

Ao longo de todo o dia, no último sábado 26 de Setembro, os participantes usufruíram de uma experiência colectiva de formação, que lhes conferiu oportunidades únicas para desenvolver as suas competências no contexto associativo, ao mesmo tempo que puderam esclarecer dúvidas e melhorar práticas já implementadas nas suas organizações. No final da sessão, Gil Ferreira, Vereador da Cultura de Santa Maria da Feira, realçou os aspectos positivos desta formação como instrumento de desenvolvimento, sedimentando a política do Município de apoio à capacitação do tecido associativo como uma massa crítica informada e capaz, produtora e potencialmente consumidora de produtos culturais.

Este Seminário baseia-se, em boa medida, na partilha da experiência associativa e cultural acumulada pela d’Orfeu, associação reconhecida por via da sua constante actividade artística e pela sua vasta rede de parcerias, que revela uma capacidade aglutinadora de interesses. O Seminário foi desenvolvido em Águeda nos últimos anos, com contínuo sucesso, território onde a d’Orfeu surgiu há vinte anos e onde mantém uma forte intervenção cultural e comunitária em parceria com a autarquia.

Agora, com este modelo itinerante, a experiência está já a ser partilhada com outros Municípios parceiros na região. O Seminário é realizado de forma intensiva ao longo de um dia (entre as 10h e as 19h), desdobrando-se em quatro workshops temáticos simultâneos - cada um com a duração de 6 horas - e um Debate final colectivo, que é uma oportunidade de partilha e esclarecimento das temáticas abordadas durante a jornada, num total de mais de 24 horas reais de formação.

O Seminário dirige-se a membros de Associações de cariz cultural, sem prejuízo da participação de outras (recreativas, sociais, etc). Tendo em vista uma formação transversal, os workshops são simultâneos e procuram incentivar a participação de vários elementos de cada Associação, sejam dirigentes ou sócios. Os quatro workshops são dinamizados por especialistas da área cultural e associativa, do universo de parcerias da d'Orfeu, pretendendo dotar as Associações participantes de formação qualificada e ferramentas de trabalho para as suas actividades.

Estão já calendarizadas novas sessões deste Seminário em Albergaria-a-Velha (17 Outubro), Estarreja (14 Novembro) e Ovar (21 Novembro). Os interessados deverão contactar os respectivos Municípios, para se inscreverem antecipadamente. Estão em marcação novas sessões para o ano 2016, noutros Municípios, estimando-se atingir várias centenas de representantes associativos de todo o país com este novo modelo itinerante do Seminário para o Associativismo Cultural.

Nenhum comentário: