quarta-feira, 29 de julho de 2015

No Andanças e Bons Sons sob o signo OuTonalidades!

Parcerias também com festivais no estrangeiro,
no âmbito do OuTonalidades 2015

d’Orfeu multiplica parcerias: agora nos festivais Andanças e Bons Sons! 
Daniel Pereira - Cordofonias é um dos grupos OuTonalidades a apresentar-se no Bons Sons

A d’Orfeu Associação Cultural foi convidada como parceira de programação dos Festivais Andanças e Bons Sons, que decorrem, respectivamente, de 3 a 9 de Agosto na Barragem de Póvoa e Meadas (Castelo de Vide) e de 13 a 16 de Agosto em Cem Soldos (Tomar). Enquanto lança alguns nomes nestes palcos de Verão privilegiados, a 19ª edição do OuTonalidades está a ser preparada.


O Andanças cumpre 20 edições este ano, um marco celebrado em todas as vertentes do festival, que convidou um conjunto de entidades a programar, marcando com a sua vocação e motivação a programação global do festival. O contributo da d’Orfeu incidiu fundamentalmente na área de programação das danças e músicas do mundo, onde se destaca o concerto de Yacine & The Oriental Groove, projeto liderado pelo catalão-argentino Yacine acompanhado pelo laudista grego Yannis Papaioanou, considerado o Jimi Hendrix do alaúde elétrico (sendo um dos projectos da bolsa OuTonalidades 2015), mas também o baile swing de Stomping at Six, os concertos e rodas do Samba Sem Fronteiras, o baile lusofónico de Gurí, danças urbanas com Light Roots, dança oriental com Elsa Shams, percussão e danças brasileiras com a Arte Pura Capoeira, ou o Forró Universitário Pablo Dias, entre outros projectos. Para além do apoio à programação, a d’Orfeu marca ainda presença no Andanças 2015 com a produção técnica de um dos palcos a seu cargo, além da apresentação de duas criações próprias: “Muito Riso, Muito Riso” a 4 de Agosto e “Reportório Osório” nos dias 6 e 8 de Agosto.

Na semana seguinte, a d’Orfeu dá o nome OuTonalidades a um dos palcos do Festival Bons Sons para ali apresentar quatro dos 100 projectos que integram a Bolsa de Grupos deste ano do “OuTonalidades - circuito português de música ao vivo”: Penicos de Prata (13 Agosto), Minta & The Brook Trout (14 Agosto), Edu Miranda Trio (15 Agosto), Daniel Pereira Cristo – Cordofonias (16 Agosto). O Festival Bons Sons decorre de 13 a 16 de Agosto em Cem Soldos, Tomar, aldeia que caminha para ser a nova capital da música portuguesa, dado ser um local privilegiado para o encontro de agentes, produtores e media nacionais e estrangeiros que, em poucos dias, podem ficar a conhecer o amplo espectro da produção musical portuguesa da actualidade. É neste contexto que surge esta nova parceria de programação da d’Orfeu, que reinventa continuamente o OuTonalidades, prosseguindo a sua missão de incentivo à circulação da música ao vivo, num trabalho em rede cujas sinergias extravasam o tempo e os espaços do próprio evento.

Além disto, o OuTonalidades 2015 tem ainda pontes de cooperação internacional com a Fira Mediterrània, Tradicionàrius e L'Oca Rosa (Catalunha, Espanha), Festival Les Traversées Tatihou e Festival Musique sous les Embruns (Normandia, França), Alcanadre (La Rioja, Espanha), Festival Vibra Balboa (Galiza, Espanha) e Artistas en Ruta (toda a Espanha), festivais ou circuitos com os quais estabelece intercâmbio de grupos. Entretanto, encontra-se em fase final de programação a 19ª edição do circuito, que decorrerá por todo o país de Setembro e Dezembro deste ano, cujo calendário de concertos será brevemente anunciado.

Nenhum comentário: