sexta-feira, 25 de abril de 2014

Águeda em d'Formação constante!

Só o projecto opÁ! movimenta mais de 100 jovens de instituições sociais do concelho
d’Formação repleta de novas iniciativas!


A d'Formação prossegue a sua temporada formativa com um calendário intenso de actividades: desde as aulas regulares da EMtrad' até ao núcleo de Teatro, passando por workshops pontuais e o projecto comunitário opÁ! - orquestra percussiva de Águeda. Uma plataforma integrada de pluralidade cultural e complementaridade interdisciplinar, fomentando uma visão mais abrangente e transversal da educação artística. Uma aposta ganha da d'Orfeu!

A EMtrad', força motriz do impulso formativo desde o início da associação, mantém as inscrições abertas para os seus cursos regulares. Neste trimestre, estão a decorrer as aulas de Cavaquinho, Voz, Piano, Bateria, Concertina, Guitarra, Violino e Formação Musical, havendo igualmente vagas para Guitarra Portuguesa, Flauta Transversal, Viola Braguesa e Gaita de Foles. Os cursos são dirigidos a todas as idades, compreendendo actualmente um vasto número de alunos dos 7 aos 70 anos, reforçando-se assim o método de ensino personalizado e adaptado às necessidades de cada aluno.

Ao longo todo o ano, as portas do Espaço d'Orfeu estão abertas a todos os que queiram visitar a EMtrad' e experimentar uma aula aberta sem compromisso, sendo que o ano lectivo termina em Junho de 2014. Há a possibilidade de várias modalidades de desconto nas mensalidades: Cartão d'Orfeu, Família (25%), Parceiro (10%) e membros das Associações e IPSS inscritas no Gabinete do Associativismo de Águeda (50%), no âmbito do protocolo em vigor com a Câmara Municipal de Águeda.

Para os mais novos, o regresso de Bebés com Música vem estimular a descoberta dos sons em família. Com uma formação renovada pela dupla João Pratas e Alexandra Silva, esta criação didáctica com reportório próprio põe em evidência a conjugação da vertente formativa com o lado mais criativo do núcleo de formadores, prevendo-se o registo discográfico para 2015.

Ainda no campo musical, Ricardo Falcão e João Balreira continuam a orientar o projecto comunitário opÁ! - orquestra percussiva de Águeda congrega mais de 100 participantes de várias entidades parceiras, nomeadamente: Cruz Vermelha de Águeda, Instituto Duarte Lemos, Bela Vista, Centro Paroquial de Recardães, Agrupamento de Valongo de Vouga e Fanfarra da Escola da Mourisca. A inscrição ainda é possível para todos os jovens que queiram juntar-se ao projecto, independentemente do nível musical, estando agendado um grande espectáculo de encerramento escolar no dia 9 de Julho, no palco do AgitÁgueda, em Águeda.

Na expressão teatral, o Núcleo de Teatro orientado por Ana Lúcia Xavier encontra-se em fase de preparação de um novo espectáculo. Para o curso de Clown, desenvolvido por Eduardo Dias, estão abertas as inscrições para nova formação a decorrer até Junho 2014. Juntamente com a opÁ!, estas actividades contam com o apoio concreto da União de freguesias de Águeda-Borralha e da Escola Marques Castilho na cedência de espaços para o seu funcionamento criativo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dformacao@dorfeu.pt, no sítio http://www.dorfeu.pt/dformacao, pelos telefones 234 603 164 / 934 623 775 ou presencialmente na d’Orfeu, no horário habitual de atendimento 9h30-12h30 e 14h00-18h30.

Nenhum comentário: