quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Medalha de Mérito Cultural aos 18 anos da d'Orfeu!


 Secretaria de Estado da Cultura atribui “Medalha de Mérito Cultural” à d’Orfeu!


A Secretaria de Estado da Cultura anunciou que vai atribuir à d’Orfeu Associação Cultural, por ocasião dos seus 18 anos de actividade, a Medalha de Mérito Cultural, uma distinção do Estado Português. A entrega será feita pelo próprio Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, em cerimónia a ter lugar em Águeda, no próximo dia 4 Dezembro, dia de aniversário da associação.

Todos quantos fazem, vivem ou seguem a d’Orfeu Associação Cultural vão viver um dia especial a 4 de Dezembro. Celebram-se 18 anos de actividade cultural ininterrupta, a maioridade de uma Associação que, desde 1995, deu novos mundos à cultura em Águeda e que hoje responde por uma missão artística de referência no território nacional.

O programa oficial dessa ocasião iniciará com uma visita guiada às entidades oficiais pelo Espaço d’Orfeu (às 17 horas), seguida da cerimónia de entrega da Medalha de Mérito Cultural (pelas 18 horas, momento para o qual se convida toda a comunidade). Partilharão a ocasião de forma especial, por um lado, os resistentemente visionários Mecenas da associação e, por outro, os máximos representantes dos Municípios parceiros do projecto intermunicipal que, até 2016, liga o trabalho da d’Orfeu à oferta cultural do território composto por Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Estarreja, Oliveira do Bairro e Aveiro, num acordo tripartido com a tutela, que agora vem simbolicamente distinguir com esta atribuição.

São já várias as distinções que a d’Orfeu tem no seu currículo (já este ano viu de novo reconhecido e prolongado o seu estatuto de Interesse Cultural até 2016), mas esta Medalha de Mérito Cultural será o maior reconhecimento oficial da sua história, desde 1995. O alto valor simbólico quanto ao reconhecimento por estes 18 anos de intensa actividade cultural é a legitimação institucional do trabalho desta Associação, emprestando pertinência à razão e ao sonho d’Orfeu e uma ainda mais decisiva capacidade de intervenção junto da sua comunidade e dos seus públicos.

Águeda vai ter a alma criativa, através da sua d’Orfeu, inscrita na lista de agraciados com a Medalha de Mérito Cultural. A celebração do percurso que a todos aqui trouxe tem data marcada: 4 de Dezembro. Com razão e sonho.

Nenhum comentário: