quarta-feira, 1 de maio de 2013

d'Orfeu recebe Prémio Cantar Abril com Contracorrente!

O projecto de Sara Vidal apresentou uma recriação de “A Morte Saiu à Rua”
Contracorrente ganha Prémio do Festival Cantar Abril 2013!

Contracorrente, a criação d'Orfeu de homenagem universal à música de intervenção, ganhou ontem (30 Abril) o Prémio “Adriano Correia de Oliveira” no Festival Cantar Abril, cuja final decorreu no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada. É a segunda vez que a Associação aguedense recebe este Prémio, depois de Luís Fernandes e Abílio Liberal, em representação do projecto “Os CantAutores”, o terem feito em 2009, no mesmo prestigiado palco.

O Prémio é atribuído à melhor recriação de canções de resistência, que este ano distinguiu a música "A Morte saiu à rua" interpretada pelos Contracorrente. Sara Vidal (voz), André Cardoso (guitarra), Gil Abrantes (saxofone), Miguel Calhaz (contrabaixo), Rui Silva (percussão) e Manuel Maio (violino), que também assina a autoria do arranjo, convenceram o júri com a sua interpretação. O tema encontra-se disponível para audição na página oficial do grupo http://www.dorfeu.pt/contracorrente.

Os outros premiados do Cantar Abril 2013 foram Luísa Basto (Prémio Carreira – Carlos Paredes), Miguel Calhaz (Prémio Ary dos Santos – Poesia) e Janita Salomé (Prémio José Afonso – tema original). O júri, constituído por José Manuel David, Samuel Quedas, João Afonso, Amélia Muge e André Santos, elegeu o tema levado a concurso pela d'Orfeu, depois de uma selecção de mais de 200 canções concorrentes de todo o país.

O Festival Cantar Abril é uma iniciativa bienal promovida pela Câmara Municipal de Almada que pretende homenagear a música de intervenção e os ideais de Abril, destinada a artistas e grupos de todo o país. A d’Orfeu passa a contar com 2 galardões (2009 e 2013), ambos na modalidade de melhor recriação. O espectáculo “Contracorrente”, após este reconhecimento, prepara a edição do seu primeiro EP e prossegue a sua digressão nacional no próximo Verão.

Nenhum comentário: