sábado, 18 de setembro de 2010

Águeda vai fazer "O Gesto Orelhudo"!

CONSULTA O LIBRETO-PROGRAMA AQUI.

De 1 a 8 Outubro, com espectáculos de Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Brasil e Austrália.
Aí está o Festival “O Gesto Orelhudo” mai-la sua original programação!


De 1 a 8 de Outubro, Águeda volta a ser palco de referência da musicomédia internacional, com a 9ª edição do Festival “O Gesto Orelhudo”, o mais aclamado evento d’Orfeu. Todos os espectáculos vão decorrer na Tenda do Espaço d’Orfeu, onde o público tem encontro marcado com o espírito único e original deste festival. É ali que Águeda faz O Gesto Orelhudo!

Consolidando-se como uma iniciativa ímpar no panorama cultural português, a programação contempla uma diversidade performativa na fusão de música, teatro, clown, humor e dança, reunindo grupos e artistas de Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Brasil e Austrália. A decorrer diariamente na Tenda do Espaço d'Orfeu, este ano são destaques orelhudos a cativante performance dos espanhóis Mayalde e as canções ribeirinhas na versão concerto de “Povo Que Lavas no Rio Águeda” (1 Outubro), a versatilidade dos portugueses Clarinetes AdLibitum e a excentricidade criativa do australiano Linsey Pollack (2 Outubro), o regresso das acrobacias dos musiclowns italianos Teatro Necessario (3 Outubro), a hilariante musicomédia dos brasileiros Tangos & Tragédias (4 Outubro), o humor percussivo dos espanhóis Yllana (6 Outubro), a ironia de movimento do galego Quique Péon (7 Outubro) e a expressividade cómica do belga Elliot (8 Outubro), engatando a noite de encerramento com as noites de OuTonalidades em Águeda.

O Gesto Orelhudo é, por excelência, um festival dedicado à fusão transdisciplinar. Diz-se da musicomédia, termo nascido da orelhuda ideia de casar a música e o humor. Não tão-só. A diversidade das propostas de programação está, uma vez mais, à vista: do intimista ao hilariante vai a distância de uma orelha à outra. E vice-versa. Sempre com uma louca capacidade de surpreender. Além da habitual ala musicómica – novos e surpreendentes espectáculos a não perder! -, nesta 9ª edição O Gesto Orelhudo é também palco das contaminações transdisciplinares da cultura tradicional: “Povo Que Lavas no Rio Águeda”, “Mayalde” e “Ovay” acrescentam olhares a um festival que, aos 15 anos da d’Orfeu, é ele próprio uma marca de Águeda!

A 9ª edição do Festival “O Gesto Orelhudo” é uma co-produção da d’Orfeu Associação Cultural e da Câmara Municipal de Águeda, com o apoio oficial do Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes, para além de inúmeros apoios locais, regionais e nacionais. Esta edição conta ainda com extensões em Sever do Vouga (2 Outubro) e Estarreja (9 Outubro), municípios vizinhos e parceiros, além de uma série de iniciativas paralelas nas ruas, escolas e freguesias do próprio concelho de Águeda.



PROGRAMA OFICIAL

Sexta 1 Outubro

21h45 “Al Buen Tun Tun”, Mayalde (Espanha)
O deslumbramento da tradição cantada e contada!
A prosa afiada, arrebatadora, de quem canta histórias ao mesmo tempo que conta cantigas. Eusébio, mulher e filhos: Mayalde são eles. Uma prodigiosa capacidade de comunicação faz de Eusébio o cicerone deste espectáculo. Ele faz música com colheres, com bonecos, com sertãs, com bigornas, com ossos, com ar... Grande concerto com música simples! Eusébio é um prodígio de desembaraço e ironia. No Dia Mundial da Música, Mayalde é a abertura d’O Gesto Orelhudo.

23h15 Povo Que Lavas no Rio Águeda - versão concerto
Do rio para a tenda, a orquestra do memorável espectáculo!
vídeo
Em "Povo que Lavas no Rio Águeda" - apoteótica manifestação artística que Águeda construiu sobre as águas do rio -, um colectivo de músicos, não mais de uma dúzia, escolhidos a dedo, assegurava o grosso do alinhamento musical. É essa magnífica orquestra que subirá agora ao palco, revisitando inéditos arranjos das canções ribeirinhas. No festival da transdisciplinaridade, eis um espectáculo que se torna intenso por se remeter à crua essência. É a memória fresca de Julho passado que lhe traz o imaginário.


Sábado 2 Outubro

21h45 “Ri bemol”, Clarinetes AdLibitum (Portugal)
O sopro circense das músicas do mundo!
vídeo
Quatro clarinetes e um percussionista dão liberdade total à sua música. Tanta liberdade que, sendo músicos extraordinários, embarcam numa diversão teatralizada, dando sentido ao nome do colectivo Ad Libitum (do latim, ‘à vontade’ ou ‘a bel-prazer’). Em ‘Ri Bemol’, este quinteto percorre um repertório universal que parte dum instrumento comum: o clarinete. Um projecto nacional a aplaudir.

23h15 “Funky Junk”, Linsey Pollak (Austrália)
Os insólitos instrumentos de um fantástico músico-inventor!
Músico descontroladamente inventivo, em duo com a percussionista Jessica Ainsworth, Linsey constrói os instrumentos em tempo real, com os objectos mais inesperados: gaitas-de-foles feitas das luvas de borracha ou bolas de praia, clarinetes de mangueira de jardim ou de espanador de pó! E é em tempo real que compõe, sobrepondo ao vivo o que ele próprio vai tocando e gravando. Senhoras e senhores, eis um nome que faltava na galeria do Festival “O Gesto Orelhudo”: directamente da Austrália, Linsey Pollak!


Domingo 3 Outubro

21h45 “Barbieri”, Teatro Necessario (Itália)
Ei-los de volta, novo espectáculo e a mesma loucura!
vídeo
Depois do estupendo êxito de “Clown in Libertá” no ano passado, estes incríveis italianos estão de volta, agora com um novo espectáculo, capaz de impressionar ainda mais o público orelhudo. "Barbieri" é a recriação da sociedade de outrora, em que a barbearia era o centro de ideias, palavras e músicas. Fazendo do tempo de espera ocasião de peripécias, os três musicómicos aspirantes a barbeiros fazem as acrobacias musicais mais inimagináveis à volta de uma cadeira de barbeiro. A não perder!


Segunda 4 Outubro

21h45 Tangos & Tragédias (Brasil)
O consagrado duo musicómico brasileiro chega a Águeda!
vídeo
Estrondoso sucesso no Brasil que já contagiou o público português. Agora, finalmente, n’O Gesto Orelhudo! Um toca acordeão e conta histórias trágicas de dor-de-cotovelo, homem sofrido, cheio de amores frustrados e desilusões, é um passional latino que não poupa na emoção. O outro toca violino e é um homem de estranha personalidade, de olhos muito expressivos e imensas olheiras: um olhar seu corresponde a uma frase, ainda que indecifrável. Tangos & Tragédias é música, humor, teatro e interacção com o público. Tudo em doses brutais!


Quarta 6 Outubro

21h45 “Sensormen”, Yllana (Espanha)
Percussão & tecnologia ou como rir com batida!
vídeo
Yllana, a companhia que já trouxe ao Gesto Orelhudo espectáculos como “Rock & Clown” e “Pagagnini”, estreia agora em Portugal a sua nova produção, sempre numa linha de humor irreverente e corrosivo. Quatro músicos-cientistas servem-se da tecnologia de sensores para comunicar, numa sucessão meteórica de hilariantes gags com sons electrónicos, unindo percussão e tecnologia. Sensormen é musicomédia pura, o público orelhudo não se vai conter!


Quinta 7 Outubro

21h45 “Ovay”, Cia. Quique Péon (Galiza/Espanha)
Um artista de corpo inteiro dá ironia à dança!
vídeo
Quique Peón rompe a estética purista da música e da dança tradicional, ao mesmo tempo que bebe das suas fontes rurais. Na gíria galega, aos valentes chamavam-se "ovay", e é com esta valentia de enfrentar e reivindicar, nas subtis ironias de um artista de corpo inteiro, que o extraordinário Quique Peón (r)evoluciona a dança galega. Quique grita com o corpo. Um brilhante espectáculo para os sentidos! A dança na sua forma mais orelhuda.


Sexta 8 Outubro

22h00 “Rock Comedy Show”, Elliot (Bélgica)
A fechar a 9ª edição, um ás da comédia visual!
vídeo
Elliot é garantia de gargalhada contínua. Uma sequência alucinante de personagens, com recurso cómico aos clássicos do rock, num ritmo frenético e uma fluida interacção com o público. Um espectáculo de humor eléctrico, em que cada gag tem um grande sentido de comédia visual. Elliot é um mimo intratável, um verdadeiro contorcionista facial. Com “Rock Comedy Show”, o versátil cómico chega pela primeira vez ao Gesto Orelhudo.

23h30 Farra Fanfarra
[abertura do 14º OuTonalidades em Águeda]
A Farra Fanfarra é um efusivo colectivo de sopros, percussão e um mestre ‘sem’ cerimónias. Repertório variado e números de circo. A euforia da música, na primeira de quatro noites de OuTonalidades 2010 em Águeda!


Toda a info sobre o 9º Festival “O Gesto Orelhudo” no desdobrável digital, aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela programação.

Gostaria de sugerir à organização a criação de um serviço de babysitting a funcionar na sede da Orfeu. Sei por amigos e por experiência própria, da dificuldade em encontrar alguém que fique com os mais pequenos para podermos assistir às vossas iniciativas.

Cumprimentos.

d'Orfeu disse...

Obrigado pela sugestão. Com efeito, há duas edições atrás fizemos a experiência de babysitting durante o festival: http://dorfeu.blogspot.com/2008/09/os-musicmicos-em-todo-o-seu-fulgor.html, contudo não funcionou por falta de interessados. Com este seu testemunho, voltaremos a ponderar para futuras edições, deste ou outros eventos. Votos de bom Gesto Orelhudo!

Ralf Wende disse...

Muitos parabéns pelo excelente programa desta Edição e votos de muito sucesso !