segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Vai a meio e bem cheio, o circuito português de música ao vivo!

A 12ª edição do OuTonalidades, circuito português de música ao vivo que começou a 10 de Outubro em Águeda e Lisboa e que, este ano, se estende da Galiza ao Algarve, já leva realizados 34 dos 59 concertos programados. Numa altura em que o circuito já cumpriu mais de metade da programação, tendo chegado a 13 dos 19 espaços (7 deles na Galiza), com a participação de 17 dos 22 grupos participantes nesta edição, o balanço é francamente positivo.

“Carlos López Quartet” (Galiza), em Chaves, 13Nov08
foto © Pedro Monteiro

Só no último fim-de-semana, entre 13 e 15 Novembro, que marcou o meio do evento, realizaram-se 10 concertos OuTonalidades, muitos em simultâneo, em localidades tão distintas como Chaves, Paços de Ferreira, Guarda, Estarreja, Tavira (em Portugal), Nigran, Allariz, O Grove ou Melide (na Galiza). O poder de intervenção cultural deste circuito assume já uma importância cultural decisiva em muitos destes locais.

O êxito do OuTonalidades está a resultar do alargamento do circuito a novos territórios de norte a sul de Portugal (Tavira e Chaves vieram dar definitiva dimensão nacional ao mapa deste ano), com um sentido de grande rede instituído e reforçado edição após edição. Resulta ainda, incontornavelmente, do inédito intercâmbio luso-galaico resultante da parceria com a Rede Galega de Música ao Vivo, com o decisivo apoio da AGADIC – Axencia Galega das Industrias Culturais, criando-se um roteiro único de espaços e grupos portugueses e galegos.

São já muitas as noites memoráveis desta edição, são já muitos os quilómetros percorridos pelos grupos, são já mais que muitas as centenas de espectadores e continua a esperar-se ainda muito mais deste grande palco chamado OuTonalidades, na sua 12ª edição. Este evento possibilita o envolvimento de espaços como cafés-concertos e bares associativos num projecto que dá espaço à música ao vivo e visibilidade a inúmeros projectos artísticos, com um efeito multiplicador de novas oportunidades culturais para promotores e artistas.

Os próximos fins-de-semana de Novembro reservam ainda muita e aliciante programação: Samuel Quinto Trio vai passar por Chaves e Estarreja; João Gentil, um dos 6 portugueses seleccionados para a Galiza, toca no Bueu e em Lugo; Toques do Caramulo rumam também à Galiza para três concertos, em Melide, O Grove e no Bueu; os galegos Moondogs Blues Party descem a Estarreja e ao Fundão; Rui Pedro sobe de novo à Galiza para tocar em Lugo; Rockabillyo estreia-se em Tavira; os Mu tocam no Aturuxo.

Em Dezembro, além de Guarda, Évora, Lisboa e Tondela se juntarem ao roteiro, também o concelho de Águeda volta a receber o OuTonalidades: a 6 de Dezembro no Centro Cultural da LAAC (Aguada de Cima) com o espectáculo Lufa-Lufa e, mais tarde, a 19 e 20 de Dezembro, com os dois espectáculos que marcam o encerramento desta 12ª edição, no Espaço d’Orfeu, em Águeda: os grupos galegos Moondogs Blues Party e Niño y Pistola. Com um OuTonalidades assim, há sempre música ao vivo num espaço perto de si!

Todas as datas e informação sobre o 12º OuTonalidades estão disponíveis em www.dorfeu.com, o sítio internet da d’Orfeu Associação Cultural, e no myspace do evento em http://myspace.com/outonalidades08, onde é possível conhecer todos os espaços e grupos participantes.

Os Municípios de Águeda, Estarreja e Tavira são apoiantes oficiais desta 12º edição, além do Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes e de vários outros organismos. Na Galiza, a AGADIC e a Clubtura são os parceiros oficiais do OuTonalidades. A extensão galega conta ainda com o apoio do Instituto Camões. O circuito é coordenado, desde sempre e a partir de Águeda, pela d’Orfeu Associação Cultural.

Nenhum comentário: