quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Curso de Som e de Produção



A d’Orfeu promove um curso intensivo de Som e Produção áudio, a decorrer em Águeda nos meses de Novembro e Dezembro. É dirigido a todos os que trabalham ou pretendem trabalhar nesta área como técnicos de som (profissionais, amadores ou... curiosos) ligados à área do espectáculo e da produção cultural, essencialmente na área da música. E aos músicos, claro!

Este Curso intensivo de Som e Produção áudio é uma abordagem teórica e prática à produção técnica e registo do espectáculo. Captação e reprodução, equipamentos e espaços acústicos são os intervenientes da cadeia de áudio. Os participantes terão contacto com as “máquinas” e as técnicas necessárias, servindo como base para a produção e a devida entrega de um espectáculo a quem o assiste: o público. Esta mesma entrega pode ser directamente do palco para a assistência ou pode ser simplesmente gravado e “entregue” mais tarde. Cadeia de áudio, microfones/captação, transdutores, potenciómetros, o directo, analógico/digital e software de áudio são as áreas de estudo previstas. O trabalho prático final será a produção técnica e registo áudio de um espectáculo ao vivo, ainda antes do final do ano.

Blocos opcionais:
  • às Terças e Quintas das 19h30 às 22h30 (8 sessões de 3h) de 13 Novembro a 6 Dezembro;
  • aos Sábados das 14h00 às 20h00 (4 sessões de 6h), de 17 Novembro a 12 Dezembro.

Toda a formação terá lugar na Casa d’Artec e as inscrições estão já abertas. A jóia de inscrição incluirá documentação necessária e Certificado de Frequência. Informações na d’Orfeu e pelos números 936006384 ou 234603164. Formulário de inscrição anexo, que poderá ser preenchido e entregue na d’Orfeu Associação Cultural.




Rui Oliveira, sonoplasta e músico, fez o Curso Profissional de Engenharia de Som na Escola Microfusa em Barcelona (reconhecida pela AES, Sociedade de Engenheiros de Áudio), especializando-se em “Espectáculo e som ao vivo” e “Som em cinema”. Simultaneamente frequentou o Curso de Música no Conservatório Oficial de Música de Badalona na Área Jazz. Depois de ter trabalhado, em Barcelona, em várias empresas de som como free-lancer e tocar em vários projectos musicais catalães, regressa a Portugal. Desde 2005, integra a equipa permanente da d’Orfeu Associação Cultural com funções de Direcção Técnica, Técnico de Som, Sonoplasta e Produtor. Entre muitos outros registos, foi responsável pela captação, edição, mistura e co-responsável pela masterização do CD “Toques do Caramulo é ao Vivo”, editado em 2007 pela d’Orfeu. A formação é uma das áreas à qual se dedica há vários anos.

http://www.dorfeu.com/

Nenhum comentário: