
http://www.dorfeu.com/
Monólogo a Duas Vozes
na rota dos festivais de teatro
Sábado 13 Outubro, 21h30
VII Festival de Teatro Ritus
Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira
Domingo 14 Outubro, 23h00
13º Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia
Fórum da Maia
Sexta 19 e Sábado 20 Outubro, 23h45
Contagiarte
Porto
Regressa este fim de semana aos palcos o “Monólogo a Duas Vozes”, criado e interpretado por Oscar Pinto e Paulo Brites. Depois dos miúdos em Águeda na Tardada Orelhuda, é a vez de o espectáculo chegar a palcos graúdos, em ocasiões importantes do roteiro teatral na área do grande Porto.
Em “Monólogo a Duas Vozes” os actores encarnam personagens enigmáticas que interagem por força de mirabolantes jogos de palavras, provérbios, lengalengas e trava-línguas num corropio da memória linguística portuguesa. “Monólogo a Duas Vozes” estreou em 2004, em Águeda, tendo entretanto sido apresentado em diversos locais como Aveiro, Viseu, Almada e Lisboa. Em 2005 conquistou o prémio distrital de teatro do INATEL e representou o distrito de Aveiro na final nacional do projecto “Animar Portugal”, no Parque das Nações. Recentemente, foi 2º classificado no Festival Nacional de Animação de Rua da Póvoa do Varzim. É uma criação d’Orfeu.
Os comentários em blogues:
http://amirguinha.blogspot.com/
http://bloguejudeu.blogspot.com/2007/10/leo-bassi-incendeia-gueda.html
http://bloguejudeu.blogspot.com/2007/10/ritualmente-dorfeu.html
Os vídeos do 6º Festival “O Gesto Orelhudo”
http://www.youtube.com/results?search_query=orelhudo+2007&aq=f
Conheça todos os 26 grupos desta edição e respectivo roteiro:
http://www.dorfeu.com/eventos/outonalidades/2007/img/desdobravel_digital_out07_d.gif
Conheça todos os 10 espaços desta edição e respectiva agenda:
http://www.dorfeu.com/eventos/outonalidades/2007/img/desdobravel_digital_out07_c.gif
11ª edição | 04 Outubro a 22 Dezembro 2007 | circuito nacional
Águeda, Cantanhede, Estarreja, Évora, Fundão, Guarda, Lisboa, Paços de Ferreira, Tondela
OuTonalidades alarga circuito a oito distritos!
É cada vez mais nacional o roteiro do OuTonalidades, evento rotativo de música ao vivo que começou por ser um pequeno circuito local de bares e que já chega, nesta edição, a oito distritos: Aveiro, Évora, Lisboa, Viseu, Porto, Coimbra, Guarda, Castelo Branco.
O OuTonalidades reforça, a cada nova edição, uma proposta de programação que privilegia a adesão de bares de vocação cultural, hábitos e condições de música ao vivo, nomeadamente espaços associativos e cafés-concerto. O Outonalidades não é um festival de bares com música, mas antes um festival de música nos bares. A evolução da lista de espaços aderentes ao OuTonalidades reforça essa ideia e estimula o cruzamento de esforços de muita da programação independente em Portugal.
A preferência por este universo de locais tem como consequência o alargamento do roteiro a quase metade do território nacional, depois de ter iniciado há 11 anos como um pequeno circuito local de bares em Águeda, que continua aliás a ser epicentro do circuito. Depois de na última edição ter já percorrido cinco distritos, este ano o OuTonalidades vai chegar a oito: Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Évora.
Por outro lado, esta foi a edição que mais procura por parte dos grupos suscitou. De uma bolsa inicial de mais de 80 grupos inscritos, facto absolutamente inédito, chegou-se a um programa com a presença de 26 grupos no roteiro, oriundos de todo o país e também de Espanha, de genéros que vão do jazz ao tradicional, do rock ao humor, do pop ao fado, do experimental às músicas do mundo.
O circuito actual do OuTonalidades, em franca expansão geográfica e em enorme palco de oportunidades, estimula o sentido de rede, partilhando pequenos espectáculos em pequenos espaços. É um evento de pequeno formato, mas com o envolvimento e visibilidade dos grandes acontecimentos.
O OuTonalidades®, que é Marca Nacional Registada enquanto evento cultural, é reconhecido como actividade de Superior Interesse Cultural pelo Ministério da Cultura desde 2003. Os Municípios de Estarreja e de Águeda são parceiros desta 11º edição, que é produzida pela d’Orfeu Associação Cultural.
Com um OuTonalidades assim, escolha o roteiro e viva o Outono a cores!
Oferta formativa da EMtrad’
em várias frentes.
Finalmente, aulas semanais de Gaita-de-Foles
Após os primeiros tempos apenas em regime de Curso Mensal, já há horário semanal para aprender Gaita-de-Foles na EMtrad’. O formador Ricardo Coelho, gaiteiro portuense de inúmeros grupos da cena folk, dá aulas em Águeda, na d’Orfeu, às terças-feiras das 18h em diante. Para interessados em aprender gaita-de-foles!
Aula Grátis Semanal também para jovens e adultos (quartas 19h-20h)
Além da Aula Grátis para crianças às quartas no horário 18h-19h – uma aposta ganha pela EMtrad’ desde há meses -, também os jovens e adultos têm agora um horário dedicado às suas dúvidas ou interesses musicais: também às quartas, mas das 19h à 20h. A Aula Grátis Semanal é dedicada a todas as pessoas que, de qualquer condição, queiram musicalmente aprender, experimentar, conhecer ou esclarecer-se. Sem inscrições. Absolutamente aberta.
Cavaquinho é novidade nos Cursos Mensais
Em Setembro retomaram os Cursos Mensais de Concertina e Gaita-de-Foles e introduziu-se a novidade Cavaquinho. As inscrições estão abertas para os Cursos Mensais de Outubro, a saber: Concertina - instrumento que mais procura regista, com alunos de diferentes proveniências geográficas - Bandolim, Percussão e Voz (todos a 13 e 14 Outubro), Cavaquinho (20 Outubro) e Gaita-de-Foles (21 Outubro).
inscrições e informações na d’Orfeu
CURSOS SEMANAIS E MENSAIS
BEBÉS COM MÚSICA
AULAS GRÁTIS SEMANAIS
BOLSAS DE ESTUDO
APOIO GRUPOS FOLCLÓRICOS
CORO INFANTIL
VISITAS PEDAGÓGICAS
http://www.dorfeu.com/
Muito público no primeiro fim-de-semana do Gesto Orelhudo!
Foi um Cine-Teatro São Pedro com lotação mais que esgotada que acolheu o inusitado concerto “The First Vienna Vegetable Orchestra” na abertura do 6º Festival “O Gesto Orelhudo”. Os austríacos espantaram a audiência com a versatilidade sonora dos vegetais comprados no mercado da cidade. Um concerto insólito de música contemporânea, cuja rara estética subverteu os cânones e deu um contributo providencial às novas expectativas culturais de Águeda.
Reflexo do entusiasmo que já gera o festival, foi ainda heróica a participação de centenas de espectadores de todas as idades na tarde de domingo, horas a fio, não perdendo pitada da Tardada Orelhuda. Com este non-stop de espectáculos, novidade no Gesto Orelhudo, o festival abraçou de vez a criançada! Uma sequência que incluiu o “Concerto para Pássaros e Outros Palradores”, o “Monólogo a Duas Vozes”, o marionetista brasileiro Beto Hinça com “Chico Lua & Cia”, o primeiro “Bebés com Música” e que terminou na tenda do Espaço d’Orfeu, já chegava a noitinha, com o magnífico “Unforgettable” dos catalães Trukitrek, fechando da melhor forma a primeira Tardada Orelhuda da história. Uma maratona realmente inesquecível na qual Águeda pôde ali adivinhar o seu público cultural de futuro.
O 6º Festival “O Gesto Orelhudo”, que apresenta um recheado programa internacional até ao próximo sábado, já está a ser uma festa de participação inigualável, com a cidade e a região positivamente de orelhas no ar.
DESCARREGUE O PROGRAMA COMPLETO DO FESTIVAL NESTE LINK
http://www.dorfeu.com/eventos/orelhudo/2007/img/livrinhofogo07_digital.pdf
d'Orfeu Associação Cultural
Rua Engº. Júlio Portela, 6
3750-158 Águeda PORTUGAL
tel. +351 234 603 164
fax +351 234 604 842