quarta-feira, 3 de novembro de 2004

CURTAS de NOVEMBRO

OuTonalidades continua a dar folhas!
O festival de OuTono continua a sua programação ininterrupta, depois de 9 espectáculos, 8 bares e 4 concelhos. Em Novembro as animações continuam pelo concelho de Águeda e, mais à frente, em Oliveira de Azeméis. É o mês de grupos como os Ibaris (Itália) que animaram o primeiro fim-de-semana de Novembro, mas ainda mais: Tomas Back esclarece o “Mistério do coiso... e outras histórias”, põePlay e Toques voltam à carga e o Jazz aparece no bard’O pelos Swingus. Acompanhe todo o programa em www.dorfeu.com

Mestiçal Peninsular chegou às freguesias
O certame da d’Orfeu soltou-se das fronteiras da cidade e começou já a chegar às freguesias. O espectáculo da casa “Toques do Caramulo” foi já apresentado em Valongo do Vouga e também em Aguada de Cima, numa oportunidade de mobilização de todo o concelho para o Mestiçal Peninsular, mas também de descentralização da programação cultural da d'Orfeu, retomando parcerias com dinâmicas associações locais, como são o caso respectivamente da Casa do Povo de Valongo do Vouga e da LAAC – Secção Cultural.

Depois da guitarra flamenca, a guitarra portuguesa

Será também fora da sede do concelho que terá lugar o próximo concerto do Mestiçal Peninsular: Pedro Caldeira Cabral, o mestre da guitarra portuguesa, apresenta-se no Auditório da Casa do Povo de Valongo do Vouga a 27 de Novembro. Mais um grande concerto a não perder.

d’Orfeu dá formação a grupos folclóricos da “Comum”
Este trimestre assinala a chegada das propostas d’Orfeu à Rede Comum, uma agenda cultural partilhada por sete concelhos dos distritos de Aveiro, Viseu e Guarda. A proximidade geográfica e a diversidade das suas propostas culturais, fazem da d’Orfeu um parceiro próximo ao espírito desta programação. Esta participação arranca com a mais pura ligação da d’Orfeu à cultura tradicional: um atelier dirigido a grupos folclóricos de vários concelhos na perspectiva de formação qualificada aos músicos das tocatas; e o espectáculo “Toques do Caramulo”, mostrando o “outro lado” da música deste lado da montanha.
13 Novembro: Atelier para grupos folclóricos no Centro das artes e do espectáculo de Sever do Vouga
13 Novembro: “Toques do Caramulo” no Centro das Artes e do Espectáculo de Sever do Vouga
14 Novembro: “Toques do Caramulo” na Casa Cultural de Carvalhal de Vermilhas – Vouzela
21 Novembro: Atelier para grupos folclóricos Centro Cultural de Aguiar da Beira

Andamento no sarau da ACOAG
Um largo elenco da d’Orfeu abre o sarau da ACOAG a 20 Novembro no Cine-Teatro São Pedro. Primeiro a dança e os pregões num cruzamento entre o tradicional e o contemporâneo, o velho e o novo. Num segundo momento, será a Desgarrada entre a poesia popular e a erudita, pelo Andamento e pelo Pessoalmente da Escola Secundária Marques de Castilho, em mais uma encenação de Odete Ferreira.

Conferência de festivais europeus em Praga
O Festival Khamoro – um dos grandes festivais anuais dedicados à cultura cigana na Europa - convoca e reúne em Praga (República Checa), a 20 de Novembro próximo, programadores de festivais de música cigana de 18 países da Europa, entre os quais a d’Orfeu. Ali se pretende estabelecer cooperação em rede entre festivais, tornando mais forte a promoção da cultura cigana no espaço europeu e junto dos públicos de cada um dos países. Com estas práticas, também se promove directamente um mais alto nível profissional de artistas ciganos e a sua circulação na Europa. Práticas que espera a d’Orfeu poder fazer estender a Portugal.

Nenhum comentário: