sexta-feira, 3 de setembro de 2004

CURTAS de SETEMBRO

Há Baile no Alto Alentejo
A d’Orfeu vai levar “Toques do Caramulo” a Amieira do Tejo (Nisa) a 3 Setembro, para além de uma oficina de danças tradicionais no dia seguinte. Esta presença integra-se no ”Aqui Há Baile”, evento que decorre durante todo o fim-de-semana com outros grupos e actividades e é promovido pela Pé de Xumbo. Um programa que promete muita animação e que está disponível em http://www.pedexumbo.com/

E Teatro na Catalunha
Já não é a primeira vez e vai tornando-se tradição. A d’Orfeu leva uma comitiva a assistir à imensidão de propostas teatrais que nos oferece a Fira de Tárrega, de 9 a 12 Setembro, na Catalunha, do outro lado da Península. Em Tárrega, sempre no segundo fim-de-semana de Setembro, anualmente passa uma quantidade impressionante de artistas e companhias num festival sem paralelo. É de propostas culturais como as que se descobrem em Tárrega que a Associação vai alimentando a saciedade de as fazer passar por Águeda.

Voluntário vem, Voluntária vai
Por esta altura dá-se a passagem de testemunho de voluntários estrangeiros na d’Orfeu. A chegada do italiano Roberto Polenghi compensa a partida da polaca Paulina, que passou os últimos 6 meses entre nós. Também agora em Setembro, parte para Madrid a segunda voluntária que a d’Orfeu envia para o exterior, a jovem Margarita. Com a Europa tão dentro de casa, também a d’Orfeu se vai espalhando por ela.

Intercâmbio artístico na Bósnia
Setembro também dá lugar a 9 jovens de Águeda (ligados ou ainda não à d’Orfeu) de abalar até Sarajevo durante 10 dias (de 9 a 19 Setembro), capital bósnia onde as iniciativas de mobilidade são uma das formas de integração europeia para uma juventude que só agora vai vendo a Europa abrir as portas. O intercâmbio “Ask in Sarajevo” pretende retratar o amor nas diferentes culturas e diferentes tradições, prevendo um espectáculo conjunto entre os vários países participantes.

Representações em Paris e Innsbruck
Em Setembro preparam-se várias outras acções de mobilidade pela Europa. E a d’Orfeu não perde o combóio:
Luís Fernandes, em Paris (17 a 19 Setembro), apresenta a d’Orfeu no lançamento do 5º Programa Pepinières Pour Jeunes Artistes, do qual a d’Orfeu benificiará em 2005 com a vinda de um jovem artista europeu para a Associação; Paulo Brites estará em Innsbruck – Áustria (24 a 30 Setembro) numa acção de estabelecimento de contactos com organizações de toda a Europa, trabalhando dinâmicas de grupo para o envolvimento da juventude europeia.

OuTonalidades vem aí e Mestiçal continua!
Pela 9ª vez, o OuTonalidades é o evento mais aguardado na “rentrée” cultural da d’Orfeu. O Outono inicia em Setembro e, com ele, aí vem o circuito de música ao vivo e a cores! Mas este Outono, que serve de aquecimento para os 10 anos da d’Orfeu (em 2005), tem outro motivo de interesse: o Mestiçal Peninsular, que encheu o quintal em Julho, vai prosseguir com programação até final do ano. Em 25 Setembro retoma já com um concerto dos portugueses Realejo, no CEFAS. É ir estando atento.

Nenhum comentário: