segunda-feira, 16 de junho de 2003

Curtas d’Orfeu de Junho

Ligação aérea permanente com a Europa

A d’Orfeu está a formar várias comitivas de jovens ligados às artes, com vista à participação numa série de intercâmbios por toda a Europa, durante os próximos meses de Verão. No final de Junho estaremos já em Ljubljana (Eslovénia) e em Caen (França). Para além dos membros da associação, outros jovens da comunidade local (escolas e outras colectividades) são convidados a integrar as equipas d’Orfeu e terem acesso a experiências únicas de partilha artística com jovens de outros países, em condições irrepetíveis.

Segue o ciclo de estágios Euromed em que a d’Orfeu tem estado envolvida. De 3 a 11 de Junho, no Step-To, Paulo Brites em Ammann (Jordânia) projectará acções futuras com organizações artísticas mediterrânicas.

Em Wroclaw, na Polónia, estará Luís Fernandes de 11 a 24 de Junho a coordenar a secção musical da 4ª St. John’s Parade, evento transnacional que resultará numa parada envolvendo grupos artísticos de 8 países, a percorrer as avenidas daquela cidade. Partiu o convite da Semper Avanti, organização polaca com quem a d’Orfeu coopera desde finais de 2002.

mais palcos nos esperam

O Sorriso Salgado sobe ao palco do Cine-Teatro São Pedro a 16 de Junho, no sarau cultural da ANATA, a convite desta associação, garantindo intervenções de ligação no guião no qual participarão algumas das históricas colectividades aguedenses.

O Andamento comemora 3 anos de actividade em Junho. Apresentará o espectáculo “Muito Riso, Muito Siso” em Freixo de Espada-à-Cinta a 7 de Junho. Já em Águeda, a 9 de Junho, no CEFAS, o colectivo repõe algumas das suas criações perante o seu público.

Há também actuações dos Clave de Xuva - outro dos grupos “made in d’Orfeu” - em bares da cidade no fim de semana 13 e 14 de Junho, respectivamente, no French Caffé e no Villa’s Bar.

Sairão à cena este mês, os resultados de vários meses de oficinas teatrais com crianças, orientadas pelo voluntário italiano Roberto Sileo, no âmbito de dois protocolos com instituições do concelho. A 18 de Junho, apresenta a Escola P3 o seu teatro de crianças, seguindo-se a Casa do Povo de Valongo, com apresentação dupla a 21 e 22 de Junho no Auditório. As crianças serão os verdadeiros artistas!

nova voluntária é grega

Chama-se Maria Katsaouni, a nova voluntária europeia que chega no início de Junho à d’Orfeu e vem da Grécia para prestar o seu serviço voluntário durante 1 ano, numa altura que o italiano Roberto termina o seu projecto de voluntariado, embora continuando entre nós. Dá que pensar o facto de vir gente de tantos milhares de quilómetros de distância, oferecendo um ano das suas vidas para ajudar uma pequena associação cultural, quando esta luta desesperadamente por angariar apoio humano na sua própria comunidade.

outras mais actividades

A d’Orfeu, em conjunto com a Associação PedeXumbo, Associação José Afonso e a ARCA de Faro, promovem a oficina-debate “Cultura e Desenvolvimento Local” a 8 de Junho em Lisboa, entre as 14h30 e as 17h30, inserida no programa do Fórum Social Português, que acontecerá de 6 a 10 de Junho na capital portuguesa. Estará a d’Orfeu representada por uma personalidade local que afirmará o esquema de intervenção comunitária que a d’Orfeu protagoniza em Águeda e de que forma a sua acção cultural incrementa um factor positivo no desenvolvimento local.

A 22 de Junho, o maior domingo do ano, vai dar-se um evento artístico ininterrupto na casa-residência de voluntários da d’Orfeu, à Rua Dr. Manuel Alegre, transformada na ocasião para receber o público. Este poderá assistir a exposições, instalações, performances e actuações todo o tempo, durante todo o dia, dispersas por toda a casa. Cada divisão terá um significado especial neste evento dedicado ao experimentalismo e à interactividade.

Nenhum comentário: