segunda-feira, 7 de outubro de 2002

Solidariedade com Moçambique ao sabor do jazz africano

Dois concertos em Águeda abrem a digressão dos moçambicanos "Pazedi", um quinteto de jazz de Maputo que se encontra na Península Ibérica para uma digressão de um mês, depois da sua brilhante participação no 2º Festival Internacional Teatro de Maputo, em Agosto passado. Para além de o festival se ter revelado um sucesso artístico, com a presença de inúmeras companhias europeias, o festival teve o condão de revelar também valores moçambicanos como os "Pazedi" que, agora, na sua passagem pela Europa esperam recolher fundos para as vítimas da Sida em Moçambique, que foi a causa maior da realização daquele festival.

O quinteto "Pazedi" fará uma primeira apresentação no próximo domingo 13 de Outubro, pelo meio-dia (12h00), na Praça da República, num dia marcado pelas animações de rua do Festival O Gesto Orelhudo. Na próxima semana, os "Pazedi" serão os grandes convidados na noite de abertura do OuTonalidades, no bard’O, na sexta-feira 18 de Outubro pelas 23h30. Nos dois concertos, o público de Águeda vai reter os melhores sons do jazz africano, trazidos pelo eclético sax de José Maria (o mentor do grupo) e pela voz soberba de Rahima. O quinteto é acolhido em Águeda pela d’Orfeu – Associação Cultural, com a solidariedade da empresa José Maria de Oliveira & Filhos e do Restaurante Gambuzinos.

Historial dos Pazedi
O Pazedi é fundado pelo músico Zé Maria, em Agosto de 1997 no Café Mastop, em Maputo.
No ano de 1998 o grupo fez uma tournée na Ilha de Reunião, tocou com os professores da conservatória de jazz e realiza múltiplos workshopes por toda a ilha.
Em 1999 o grupo faz concertos nos clubes e bares de jazz de Maputo.
O ano 2000 é marcado pela entrada na formação da cantora Rahima, realizando o grupo uma longa digressão pela Suazilãndia.
Em 2001, o Pazedi realiza concertos nas Províncias de Gaza e Inhambane e participa em workshopes com músicos do centro de África e Europa na capital Maputo.
O ano de 2002 afirma o projecto musical do grupo que se caracteriza por um estudo dos ritmos tradicionais e sua recriação em novas sonoridades de afro-jazz tradicional, reflexo do variado e multifacetado percurso de pesquisa realizado pelo seu líder, compositor e arranjista, Zé Maria, pela musica tradicional de Moçambique e pelas suas experiências com músicos de jazz de África, Estados Unidos da América e Europa.
O som desta formação percorre sonoridades da riqueza rítmica da música moçambicana, sendo a percussão e os sopros elementos que, conjuntamente com a voz e as danças de Rahima, o caracterizam com forte originalidade e poder comunicativo.
Na sua digressão a Portugal e Espanha, o Pazedi irá apresentar um concerto só de originais, confirmando o óptimo momento que passa no panorama musical de Moçambique e da África Austral.

Ficha Técnica:
Zé Maria - saxofone, flauta, m´bira, xitende, congas e voz
Paito - bateria e percussão
Dino - viola baixo
Orlando - viola solo
Rahima - voz e percussão

Nenhum comentário: