sexta-feira, 2 de agosto de 2002

Curtas d'Orfeu Agosto 2002

Criaturas Criadoras na Hungria
O André, o Hugo e a Anabela são três jovens da d’Orfeu que seguem viagem para Kemence (Hungria), onde estarão de 10 a 20 de Agosto, na acção multinacional “Creator(s) Creatures”, entre outros grupos de jovens artistas da Polónia, Itália, Espanha e a própria anfitriã Hungria. Trata-se de uma experiência conjunta entre cerca de uma trintena de jovens em áreas artísticas tão distintas quanto miscigenáveis como a música, a pintura, a dança, o vídeo, o teatro e a fotografia. Mais uma excelente oportunidade não desperdiçada de mobilidade europeia através das artes, domínio no qual a d’Orfeu vai compensando largamente algum desprezo oficial pela sua missão em termos locais.

Festival de Teatro em Moçambique
Também por fora, mas dentro da lusofonia, o Trigo Limpo teatro ACERT apadrinha a realização de Festival Internacional de Teatro em Maputo, no qual se apresentará com os espectáculos “Abraço de Ferro” (última produção da companhia, que ainda não passou por Águeda) e o conhecido “Soltar a Língua”, para o qual José Rui e Mariana contarão com a participação convidada de Luís Fernandes, da d’Orfeu, nesta aventura músico-teatral em plena África. A permanência da comitiva portuguesa em solo moçambicano prolonga-se de 22 de Agosto a 3 de Setembro.

Novos Voluntários Estrangeiros na d’Orfeu

Este mês de Agosto, de defeso cultural entre portas na d’Orfeu, pela menos na sua extensão visível, é também altura de passagem de testemunho dos voluntários estrangeiros na associação, ao abrigo do Serviço Voluntário Europeu. Vão-se, ao fim de um ano, a francesa Véronique e a polaca Natalia e é altura de se instalarem o italiano Roberto (já viveu connosco todo o mês de Julho) e ao francês Adrien (que chegará em Setembro). No edifício que serviu de quartel-general ao intercâmbio d’Orfusão II será instalada residência destes novos voluntários, por amável cedência de José Maria de Oliveira & Filhos, prolongada que foi para prestar este apoio à actividade da associação.

Agosto é mês do Andanças
Em cada Agosto a agenda reserva-nos sempre mais uma edição do Andanças (em Carvalhais, São Pedro do Sul), destino obrigatório das gentes da d’Orfeu - parceira há vários anos do festival - e de uns milhares de aficcionados das danças e das músicas tradicionais. Seja para tocar, ensinar danças ou bailar dias e noites a fio, o espírito do Andanças já há muito explodiu e se impôs. O Julho na d’Orfeu comprovou, em várias noites, que o movimento dançante iniciado pela PedeXumbo, já criou raízes entre nós. Portanto, mais uma vez as gentes d’Orfeu se cruzarão no Andanças. Da nossa parte, já vamos com um bom ensaio!

Nenhum comentário: