quarta-feira, 26 de junho de 2002

Comitiva da d'Orfeu com ciganos em Praga

Uma comitiva portuguesa composta por jovens ciganos e não-ciganos participará em Praga, na República Checa, na acção "Romani Summer School" (em português "Escola Cigana de Verão"), em 2ª edição, a decorrer de 1 a 7 de Julho próximo.

A organização SAGA Slovo 21, que promove este encontro internacional dedicado às diferentes culturas ciganas na Europa, conheceu as práticas e os resultados do projecto artístico "Saga Cigana", desenvolvido em finais do ano passado pela d'Orfeu e convidou esta associação a constituir e a liderar uma representação portuguesa mista. Apesar de se destacar essencialmente pela promoção de eventos culturais em Águeda e de ser constituída exclusivamente por "gadjos" (termo com que a comunidade cigana designa os não-ciganos), a temática não é nova para a d'Orfeu e remonta a diversas parcerias com a Associação Cigana de Águeda, de há dois anos a esta parte.

Participam na "Romani Summer School", para além da representação portuguesa constituído por elementos da d'Orfeu e das Oficinas Romani (Lisboa) - que aceitaram este desafio conjunto -, outras comitivas de países como a França, Hungria, Polónia e Eslováquia, para além dos anfitriões checos, sempre envolvendo jovens ciganos. As actividades, todas elas inspiradas no modelo de escola informal, focarão "disciplinas" como História Universal dos ciganos, Línguas ciganas, Artes e Literatura ciganas, Sociologia, Religião, Gestão de Conflitos Inter-Étnicos e Dependências, com a orientação de pedagogos especialistas. Mas escola que se preze, não tem só aulas: inclui também o "recreio". Neste caso, o vasto espaço lúdico do programa é mais uma "ferramenta" para a "aprendizagem" dos participantes: visitas, desportos, ateliers de artesanato, representação de cerimónias e rituais ciganos e serões interculturais fazem igualmente parte do "currículo".

Com mais esta oportunidade de mobilidade europeia, desta vez em conjunto com as Oficinas Romani (Lisboa), se afectarão aos jovens envolvidos, sejam eles ciganos ou não, conhecimentos sobre a dimensão europeia da cultura cigana e, consequentemente, novas capacidades de tolerância e de relação inter-étnica. Trata-se, para a d'Orfeu, de uma das mais interessantes oportunidades de mobilidade, de entre inúmeras abraçadas até à data.

A comitiva portuguesa será liderada pela Profª. Odete Ferreira, seguindo também viagem dois jovens não-ciganos da d'Orfeu (Raquel Ribeiro e Francisco Almeida) e dois jovens ciganos das Oficinas Romani ( João Cabeça e Adérito Montes). Esta representação portuguesa conjunta em Praga não é apoiada por qualquer entidade oficial local ou nacional.

Nenhum comentário: