quinta-feira, 24 de janeiro de 2002

Cimeira do Fole

1ª edição do Festival Temático de Músicas do Mundo
ÁGUEDA 2002

A concertina, instrumento assim chamado em Portugal, mas que universalmente adopta inúmeras denominações*, assume-se como o tema-base da 1ª edição do Festival Temático das Músicas do Mundo (FTMM). A pertinência desta temática, muito para além da implantação local e nacional da concertina, resulta da sua recuperação e progressiva emancipação para outros géneros musicais, num cenário mais universalista.

Especialmente para a d'Orfeu, é pertinente esta temática na estreia do FTMM, pelo enraizamento do instrumento chamado concertina no trabalho musical desenvolvido na d'Orfeu, tradição construída a partir da ligação umbilical de Artur Fernandes à associação desde a sua fundação até aos dias de hoje. Com o desenvolvimento de novos repertórios para a concertina e com o seu incremento nos processos pedagógicos do curso Tocata, em funcionamento desde a fundação da d'Orfeu em 1995, vêm-se registando continuadas e entusiasmadas afeições ao redescoberto encanto do instrumento.

Por via disso e das muitas ligações ao meio artístico, foram já diversas as oportunidades de, no âmbito da actividade pública da d'Orfeu, promover em Águeda realizações com nomes de referência como Riccardo Tesi (1999), Renato Borghetti (2000) e Danças Ocultas (1998).

Estes e outros espectáculos estão forçosamente na linha de programação para a 1ª edição do FTMM, sob o signo "concertina". A abertura à restante família instrumental é também possível (o festival permite ainda a incursão dos acordeões cromáticos ou mesmo o bandoneon), ou não pretenda ser este um festival de relações afectivas de músicas e instrumentos.

Assim, o nóvel Festival Temático das Músicas do Mundo, em primeira edição, fará passar por Águeda durante todo o ano de 2002, sob o signo da Concertina, os maiores nomes ligados ao instrumento, vindos dos quatro cantos do planeta, numa verdadeira Cimeira do Fole. A cidade de Águeda, enquanto sede desse ciclo de concertos recebeu já um Seminário sobre o tema, a 6 de Janeiro, mobilizando desde logo, os públicos em torno das ideias-base que presidem ao evento no seu todo. E foi com a presença de figuras ligadas ao meio artístico e, no caso, umbilicalmente ligadas ao fenómeno deste instrumento, que aconteceu, de novo, a costumeira tertúlia sobre imaginários colectivos.

*
Concertina | Portugal
Garmochka | Rússia
Trikitixa | País Basco
Organetto | Itália
Melodeon | Ilhas Britânicas
Gaita de Fole | Cabo Verde
Accordéon Diatonique | França
Pé de Bode | Nordeste do Brasil
Gaita-Ponto | Sul do Brasil
8 Baixos | Brasil

Nenhum comentário: