terça-feira, 20 de novembro de 2001

ACERT fecha temporada em Águeda

Após cinco espectáculos em 2001 em Águeda, o Trigo Limpo teatro ACERT regressa com o monumental "Cadeiras" para fechar o ciclo "Isto é Trigo Limpo!", promovido pela d'Orfeu, sob os olhares do público que não se cansa de aplaudir a companhia de Tondela. O pano sobe a 23 de Novembro no Cine-Teatro São Pedro.

Este Ciclo arrancou em Junho com produções como "Sexo, Sim Obrigado ou a Arte de Folgar" (na Escola Secundária Adolfo Portela), "Se Chovesse Vocês Estragavam-se Todos" (no Centro Comunitário de Recardães) e um revisitado "Soltar a Língua" que fez lotar os 320 lugares sentados no CEFAS, apesar de ser a 4ª apresentação em Águeda de há dois anos a esta parte.
Em final de Agosto, 500 espectadores viram "Transviriato" no recinto da antiga Fábrica de Telha e conheceram por dentro a maior produção de sempre da companhia, no ano em que festeja 25 anos de vida e, ao mesmo tempo, vê tristemente a sua estrutura afectada por um corte inexplicável do subsídio do Ministério da Cultura.
A apresentação de todas as suas produções de um ano (6!) em Águeda, é mais um marco gravado na relação de verdadeira irmandade cultural constuída entre a ACERT e a d'Orfeu. O público de Águeda vem tributando o seu carinho ao Trigo Limpo desde que, em Junho de 1999, a magia do "Soltar a Língua" invadiu uma noite nas Cavalariças e uma outra fez rebentar no céu os braços de "Au Gaciar!". Corria a 1ª edição do Festival O Gesto Orelhudo e, desde aí, não mais deixou de ser Águeda passagem obrigatória dos espectáculos da companhia. Entretanto, é reciproca a permuta artística: no Novo Ciclo ACERT não passa já despercebida a presença da d'Orfeu em cartaz (só este ano, foram ali apresentados os quatro espectáculos do Ciclo Os CantAutores).
A 23 de Novembro, o Cine-Teatro São Pedro merecerá a apoteose de "Cadeiras", num magnífico espectáculo de palco que transborda de qualidade cenográfica e de talento interpretativo de um elenco de actores habituados aos aplausos do público aguedense. Aliás, em Águeda... isto é Trigo Limpo!

Nenhum comentário: