terça-feira, 25 de novembro de 2003

Reagendado Tributo a Adriano Correia de Oliveira

espectáculo de tributo nacional a Adriano Correia de Oliveira
pelo Coro dos Tribunais

sábado 13 Dezembro . 21:30
Águeda . CINE-TEATRO SÃO PEDRO

O tributo que teria lugar em Águeda em Outubro fora cancelado após a notícia da morte do Sérgio Mestre, um dos músicos do elenco do Coro dos Tribunais. Aqui, a notícia apanhou de surpresa o público que, na generalidade, conhecia o Sérgio Mestre, das várias vezes que passou na d’Orfeu. Não ficam nunca os tributos por prestar.

Posts relacionados:
http://dorfeu.blogspot.com/2003/10/ao-sergio-mestre.html
http://dorfeu.blogspot.com/2003/10/adriano-correia-de-oliveira.html

domingo, 16 de novembro de 2003

Curtas Novembro 2003

Os CantAutores na abertura do “Sons em Trânsito”
O espectáculo “Os CantAutores” estará na noite de abertura do Festival “Sons em Trânsito” a 20 de Novembro no renovado Teatro Aveirense, em Aveiro. Do cartaz do festival, cuja honra de abertura cabe à associação aguedense juntamente com os também portugueses Attambur, constam ainda nomes de luxo como The Klezmatics, Kimmo Pohjonen ou Ojos de Brujo, entre muitas outras estrelas da world music actual. Tudo sobre o “Sons em Trânsito” em http://www.set.com.pt/

Curso de Gaita de Foles na d’Orfeu
A d'Orfeu organiza o II Curso de Gaita de Foles, dirigido essencialmente a músicos, a decorrer no seu Espaço a 15 e 16 de Novembro.
Victor Félix e Mário Estalisnau são os membros da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de Foles que irão orientar o curso de 2 dias, a tempo inteiro.¨ Após um primeiro curso orientado por Paulo Marinho e Gonçalo Marques, a formação em gaita de foles na d’Orfeu terá neste ano uma segunda fase, depois do arranque em 2002.

Festival de Marionetas em Valongo
A Casa do Povo de Valongo do Vouga promove, pelo segundo ano, a Casa Mágica - Festival de Marionetas, com uma programação internacional dirigida a todos os públicos, a ter lugar de 21 a 23 de Novembro de 2003 em Valongo do Vouga. A d’Orfeu é parceira da iniciativa, dado o seu formato e a sua oportunidade junto do público local e regional - facto com o qual nos sentimos comprometidos - e principalmente pela qualidade da programação que Beto Hinça (director artístico do festival) juntou nesta 2ª edição.

Próximas paragens: La Rochelle e Budapeste
Sucedem-se as acções de mobilidade europeia em que a d’Orfeu se vê envolvida. No segundo fim-de-semana de Novembro far-se-á a visita preliminar a La Rochelle (no sul da costa atlântica de França) onde se virá a realizar em 2004 um intercâmbio sobre migração juvenil. Já em Budapeste (Hungria), de 9 a 16 Novembro, decorre o Seminário “Mainstreaming Human Rights and Intercultural Dialogue in Minority youth Co-operation”, com a presença de um representante d’Orfeu.

quinta-feira, 13 de novembro de 2003

d'Orfeu coordena seminário eurolatinoamericano no Recife

A Comissão Europeia anunciou a realização do Seminário Euro-Latinoamericano "aRTE sOCIAL", que se realizará na cidade do Recife, no Brasil, de 1 a 8 de Dezembro próximo. Importância inédita assume o facto, uma vez que cabe à d'Orfeu a coordenação técnica e a dinamização de toda a acção. Dois responsáveis da associação portuguesa (Luís Fernandes e Luís Silva) assumirão a coordenação do Seminário no terreno, junto de representantes europeus e latino-americanos.

Trata-se de um Seminário financiado pelo Programa Juventude, no qual participarão 10 organizações juvenis artísticas da Europa (Portugal, Espanha, França, Itália e Bélgica) e da América Latina (Brasil, Peru, Equador, Uruguai e Nicarágua), a acontecer em solo latinoamericano, centrado na temática da utilização das Artes como ferramenta de desenvolvimento Social junto da comunidade juvenil, pondo em confronto as realidades europeia e latinoamericana. Tal contacto e observação dará às organizações artísticas juvenis europeias, a possibilidade de desenvolver uma perspectiva social das Artes (na Europa disponíveis quase exclusivamente para mera fruição), com base na experiência das organizações latinoamericanas congéneres, que actuam principalmente junto de classes desfavorecidas.

A ligação da d'Orfeu à temática social

Remonta já a todos os seus anteriores projectos no âmbito do Programa Juventude, a ligação da d‘Orfeu à causa artística. Aliás, toda a actividade da associação se centra nas artes para e pelos jovens. Também a questão da sua utilização como ferramenta social e de inclusão é um tema que a vem mobilizando cada vez mais. Entretanto, surgidas diversas oportunidades de cooperação com países terceiros (nomeadamente Mediterrâneo e América Latina, depois de ter já estabelecido parcerias e projectos com o Sudeste Europeu em 2002), a d’Orfeu promove esta Visita, a acolher por uma organização de cariz social no Brasil (a Mirim Brasil, com quem a d’Orfeu estabeleceu esta parceria a partir do Seminário Eurolat em 2003), na qual se encontrem e debatam organizações europeias e latinoamericanas ligadas ao trabalho artístico e criativo dos jovens. Mais pertinente se torna o local de acolhimento, pela intensa dimensão social que encerra qualquer tipo de trabalho com jovens em países como os da América Latina. É local onde faz sentido a utilização das artes como forma de inclusão dos jovens e onde as organizações europeias podem captar, directamente na fonte, a capacidade de potenciar essa ligação, com vista ao seu trabalho com jovens na Europa. Das organizações europeias que estarão presentes, espera-se um efeito multiplicador das boas práticas sociais nas suas comunidades de origem, estimulando a utilização das artes (música, teatro, circo, dança, poesia, etc), com base na experiência que tenha sido esta Visita e os contactos no terreno que ela prevê com as organizações latinoamericanas que ocupam positivamente os jovens desfavorecidos em manifestações artísticas.