segunda-feira, 27 de junho de 2016

Tinariwen e Ibrahim Ferrer Jr. em simultâneo no Festim!

Festim em grande com Tinariwen (Mali) e Ibrahim Ferrer Jr. (Cuba)!


QUI 30 JUNHO, 22:00
Ibrahim Ferrer Jr. @ Praia de Esmoriz - OVAR
Tinariwen @ Quinta do Torreão – ALBERGARIA-A-VELHA

SEX 1 JULHO, 22:00
Tinariwen @ Praia de Esmoriz – OVAR

SÁB 2 JULHO, 22:00
Ibrahim Ferrer Jr. @ Parque Urbano – SEVER DO VOUGA


Diretamente do deserto do Sahara, esta banda tuaregue apresenta a sua música orgulhosa e sofrida, um rock rebelde como a sua própria condição. A longa história dos Tinariwen é a de um grupo nómada de refugiados empunhando guitarras e enfeitiçando plateias pelo mundo. A música profunda dos Tinariwen, com vários dos seus discos gravados em pleno deserto, traz o calor dos blues do norte de África e a diversidade cultural das fronteiras que os seus músicos atravessam. Uma tempestade de areia em forma de música. Eis chegado ao Festim o estonteante talento dos Tinariwen!
Ibrahim Ag Alhabib – voz e guitarra | Touhami Ag Alhassane – voz e guitarra | Abdallah Ag Alhousseyni – voz e guitarra | Eyadou Ag Leche – voz e baixo | Said Ag Ayad – voz e percussão | Elaga Ag Hamid – voz e guitarra


Ibrahim Ferrer Jr apresenta, com o seu próprio estilo e personalidade, os clássicos da música cubana, boleros e bachatas, em novas versões de grandes temas. Mas também canções inéditas, numa visão moderna que une La Habana ao mundo. Os concertos de Ibrahim Ferrer Jr são noites para desfrutar, com um carisma transversal a várias gerações, no passado como no presente. Continuador de uma estirpe lendária de vocalistas, Ibrahim Ferrer Jr é filho do lendário cantor cubano com o mesmo nome, a quem dedica o seu disco acabado de lançar em 2016. Este ano, temos Cuba no Festim!

Ibrahim Ferrer Jr – voz | Raúl Monteagudo – piano | Dagoberto Diaz Madrazo – percussões | Enrique Pessino Mieres – baixo | Frank Mayea – trompete



PROGRAMA COMPLETO (versão digital):



Sextet à Claques (França) | Tomás de Perrate (Espanha) | Ibrahim Ferrer Jr (Cuba) | Tinariwen (Mali) | Trilok Gurtu Band (Índia) | Cheikh Lô (Senegal) | Tito Paris (Cabo Verde) 

9 junho a 21 Julho 2016  |  8ª edição
ÁGUEDA * ALBERGARIA-A-VELHA * SEVER DO VOUGA
OVAR * ESTARREJA * OLIVEIRA DO BAIRRO 

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Sexta e sábado, o flamenco de Tomás de Perrate no Festim!

Festim prossegue com flamenco! 
De Espanha, Tomás de Perrate!
www.facebook.com/dorfeu.festim

SEX 24 JUNHO, 22:00 – OLIVEIRA DO BAIRRO
Quartel das Artes Dr. Alípio Sol www.quarteldasartes.com
SÁB 25 JUNHO, 22:00 – SEVER DO VOUGA
Parque Urbano (Feira do Mirtilo)



O flamenco chega ao Festim com um dos seus nomes mais experientes. O estilo puro de Tomás de Perrate, ‘cantaor’ cigano, promete uma viagem à essência da alma flamenca. Com o cante como tradição de família, Tomás traz-nos o vigor de um estilo ancestral e a sua voz emana a pujança do calor andaluz. No Festim com guitarra, palmas, cajón y baile, Perrate será sinónimo da autenticidade de um flamenco que se tornou expressão maior no mundo. É com solenidade que o Festim apresenta Tomás de Perrate, na síntese entre o purismo e a modernidade do flamenco espanhol.

Tomás de Perrate – voz
Amador Gabarri - guitarra
Dani de Utrera - voz e cajón
Alejandro Gonzalez - voz e palmas
Gonzalo Quintero – baile


PROGRAMA COMPLETO (versão digital):
http://goo.gl/sGgQ4L

Sextet à Claques (França) | Tomás de Perrate (Espanha) | Ibrahim Ferrer Jr (Cuba) | Tinariwen (Mali) | Trilok Gurtu Band (Índia) | Cheikh Lô (Senegal) | Tito Paris (Cabo Verde)

9 junho a 21 Julho 2016  |  8ª edição
ÁGUEDA * ALBERGARIA-A-VELHA * SEVER DO VOUGA
OVAR * ESTARREJA * OLIVEIRA DO BAIRRO
 

sábado, 18 de junho de 2016

Menção Honrosa do Prémio Acesso Cultura para a opÁ!

Mais um reconhecimento, desta vez nacional, para a opÁ!
Orquestra percussiva de Águeda recebe Menção Honrosa do Prémio Acesso Cultura!

Foto © Mário Abreu

A opÁ! - orquestra percussiva de Águeda, projeto artístico de intervenção social promovido pela d’Orfeu AC em parceria com várias instituições sociais do concelho, recebeu uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio Acesso Cultura 2016, entregue na passada sexta-feira 17 de junho, no Museu do Chiado, em Lisboa.

Através deste prémio, instituído em 2014, a Acesso Cultura pretende distinguir, divulgar e promover entidades e projetos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal. Pretende ainda criar exigência junto dos públicos, com vista à melhoria da acessibilidade, assumida como um todo. Este ano foram recebidas 38 candidaturas que foram avaliadas por um júri de especialistas.

Este reconhecimento público surge em cima da atuação da opÁ! no AgitÁgueda, no próximo dia 3 de julho, domingo, pela 18h30, dando vida ao largo das traseiras da Incubadora de Empresas de Águeda. Mais de 100 crianças e jovens oriundos de diversas instituições sociais do concelho, entre outros convidados especiais, convidam o público a acompanhar uma viagem rítmica inspirada em músicas, coreografias e imaginários do cancioneiro nacional. Aos instrumentos de percussão, construídos a partir de materiais reciclados, junta-se uma série de instrumentos inesperados, nada mais que objetos comuns do dia-a-dia com finalidades muito distantes da realidade musical.

A opÁ! é um projeto artístico com uma forte componente social de inclusão, de todos para todos, coordenado pela d’Orfeu AC através dos seus formadores Ricardo Falcão e João Balreira, em parceria com o Instituto Duarte Lemos, Delegação de Águeda da Cruz Vermelha, Bela Vista, Agrupamento de Escolas de Águeda, Centro Social e Paroquial de Recardães, Cerciag, Agrupamento Escolas de Valongo do Vouga, Fanfarra Mourisquinha e Secção Cultural da LAAC, com o apoio muito próximo e atento da Câmara Municipal de Águeda e da União de Freguesias de Águeda e Borralha.

Tudo sobre a opÁ! em www.dorfeu.pt/opa

Notícia completa do Jornal Público sobre a atribuição dos Prémios Acesso Cultura aqui.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Festim iniciou a dançar, com Sextet à Claques!

Já começou a grande viagem da 8ª edição do Festim! 
Depois do baile trad-folk, segue-se o flamenco de Tomás de Perrate a 24 e 25 de junho!

Os franceses Sextet à Claques estiveram em dose tripla no Festim 2016

Estarreja, Águeda e Albergaria-a-Velha acolheram os primeiros três concertos da 8ª edição do Festim – festival intermunicipal de músicas do mundo. Num fim-de-semana em que a dança na plateia se aliou à música em palco, várias centenas de pessoas por noite se renderam à energia dos franceses “Sextet à Claques”. Os espetadores, dos mais afoitos aos mais tímidos, fizeram parte do espetáculo, transformando os terreiros num enorme baile trad-folk, numa excelente tripla abertura do Festim 2016!

Tomás de Perrate (Espanha) é o próximo nome a subir ao palco do Festim e promete duas grandes noites de flamenco. O “cantaor” cigano estará no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, a 24 junho. No dia seguinte, é a vez da Feira do Mirtilo, em Sever do Vouga (Parque Urbano). Sempre às 22h00. Os bilhetes para o concerto de Oliveira do Bairro estão já à venda.

Até 21 julho, o Festim leva o melhor das músicas do mundo aos Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja e Oliveira do Bairro. Todo o programa pode ser seguido em www.festim.pt, sítio oficial do festival.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Começa esta semana o grande Festim 2016!

6 Municípios vizinhos, 7 grandes nomes da world music, 15 concertos
Os franceses “Sextet à Claques” abrem a 8ª edição do Festim!

QUI 9 JUNHO, 22:00 – ESTARREJA
Parque Municipal do Antuã (Festas do Município)

SEX 10 JUNHO, 22:00 – ÁGUEDA
Praça do Município (Festa de São Sebastião)

SÁB 11 JUNHO, 22:00 – ALBERGARIA-A-VELHA
Quinta do Torreão (Festival do Pão) 

Em cima do arranque de um evento cultural em França ligado a uma bola redonda (como o mundo), o Festim aposta em unir o público à volta da música. Com excelentes instrumentistas oriundos de várias cidades francesas, este sexteto é a coqueluche do movimento trad-folk internacional ligado às danças tradicionais. Se os ouvidos e os pés pedirem, os terreiros vão transformar-se num baile interminável. No folguedo das chapelloises ou na serenidade das mazurkas, este coletivo apresenta uma sonoridade inusitada juntando trompete e violinos! Garantia de energia. O Festim começa sem cadeiras!
Valère Passeri – violino | Camille Passeri – trompete | Marie Jouis – violino | Arthur Hennebique – contrabaixo | Florian Huygebaert – percussões | Anthony Jambon – guitarra



PROGRAMA COMPLETO (versão digital):


Sextet à Claques (França) | Tomás de Perrate (Espanha) | Ibrahim Ferrer Jr (Cuba) | Tinariwen (Mali) | Trilok Gurtu Band (Índia) | Cheikh Lô (Senegal) | Tito Paris (Cabo Verde) 

9 junho a 21 Julho 2016  |  8ª edição
ÁGUEDA * ALBERGARIA-A-VELHA * SEVER DO VOUGA
OVAR * ESTARREJA * OLIVEIRA DO BAIRRO 

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Estamos na estrada com 8 criações! E ainda nem chegou o Verão...

Pozzo chega a Sevilha. Conchas pelo país. d’Orfeu AC com 8 espetáculos em digressão!
“Pozzo” chega a Sevilha! A estreia do espetáculo em Espanha será a 11 de junho, no festival Circada.

A d’Orfeu tem, neste momento, oito criações na estrada. Estreou “Conchas” e “Pozzo”, duas co-produções, em abril passado e enfrenta uma intensa agenda de verão, cruzando muitos palcos e territórios. A cada semana, multiplicam-se as viagens e as emoções. As agendas completas podem ser conhecidas em www.dorfeu.pt/criacao.

“Pozzo”, de Rui Paixão e Carlos Reis, o mais recente projeto criativo com carimbo d’Orfeu, estreado em abril numa co-produção com o Cão à Chuva, é apresentado a 11 de junho no festival Circada, em Sevilha (Espanha). Vai passar depois por Braga, Almada, Guimarães, Ovar, Paredes de Coura, Caldas da Raínha e Sines. O “Pozzo” chegará em setembro a Águeda! 
O outro espetáculo da mesma dupla, “Lullaby”, chega este fim-de-semana a França, onde se apresenta no Festival Les Années Joué, na região de Tours, com apresentações a 4 e 5 de junho. Seguirá diretamente para Sevilha e Málaga, também no âmbito do Circada, antes de prosseguir uma intensa agenda de verão por todo o país e no estrangeiro.

Outra estreia de abril foi “Conchas”, o espetáculo para bebés co-produzido entre d’Orfeu AC, Marionetas de Mandrágora e Franziska Aarflot (Noruega). Já passou por Ílhavo, Sever do Vouga, Estarreja, Águeda e Abrantes, com famílias encantadas em todas as sessões. As próximas apresentações são em Oliveira do Bairro (Quartel das Artes, 12 de junho) e em São João da Madeira (Casa da Criatividade, 2 de julho).

No passado fim-de-semana em Almada, no Festival Sementes, esteve o espetáculo “Borbolino”, inspirado no livro homónimo de Odete Ferreira. O solo de Ricardo Falcão, que ultimamente passara também por Espinho e Vagos, volta a ser apresentado a 24 de junho, na Biblioteca Municipal de Estarreja.

Pelo meio das gravações para novo disco, os “Toques do Caramulo” voltam à estrada já este sábado, 4 junho, nas Festas do Município de Estarreja. Antes, houve concertos em Redondela (Galiza) e Penedono. A 21 de julho tocarão no Babelsound festival, na Hungria.

Por Guimarães, Beja, Estarreja e Aveiro passou já o “Muito Riso, Muito Siso” este ano. Também em Guimarães esteve, no último sábado, o “Reportório Osório”, que tem novas datas para breve. Por fim, destaque para “Birilibaile”, formação que, depois da participação no Festival i, tem prevista para agosto uma digressão a Neuchâtel, na Suíça.