sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Lançamento de Magnólia associa-se a causa solidária

Um euro por cada exemplar vendido reverte para causa solidária. 
Novo livro de Odete Ferreira solidário com a ACHAR
 

apresentação pública de “Magnólia”
sábado 7 Março, 17h30
Biblioteca Municipal Manuel Alegre

ÁGUEDA

Por cada exemplar vendido do novo livro “Magnólia”, de Odete Ferreira, 1€ será doado à ACHAR, instituição que apoia pessoas com problemas oncológicos. O lançamento da obra vai decorrer no próximo sábado, dia 7 de Março, pelas 17h30 na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, em Águeda.

Na apresentação da obra, a cargo de Maria da Soledade Matos, professora da Escola Secundária Marques de Castilho, haverá momentos de leitura interactiva com Emília Batista, Lucinda Bento, Edite Miranda, Ana Cristina Brinco, Luís Fernandes e com o Grupo "A Palavra" da Escola Secundária Marques de Castilho.

Magnólia tem o apoio de Câmara Municipal de Águeda, Eleutério Costa e HFA – Henrique, Fernando & Alves, Lda. É uma edição d’Eurídice, braço editorial da d’Orfeu Associação Cultural.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Nova avalanche de grupos inscritos no OuTonalidades, com vista à 19ª edição!

Conselheiros entram em acção e Espaços de música ao vivo já se podem inscrever!
OuTonalidades com 266 grupos candidatos a tocar por todo o país!
Terminado o prazo de inscrição de grupos, foram 266 as candidaturas recebidas para a 19º edição do OuTonalidades - circuito português de música ao vivo, que percorrerá Portugal no próximo Outono. Segue-se agora a fase de pré-selecção, com o apoio de inúmeros Conselheiros. Simultaneamente, abre o período de adesão de Espaços de música ao vivo interessados em acolher os concertos do OuTonalidades 2015!

Oficialmente encerrado o período de candidaturas, os grupos candidatos passarão agora por uma pré-selecção, por forma a constituir-se a bolsa restrita de grupos que será disponibilizada aos Espaços de música ao vivo que, por todo o país, acolherão os concertos do 19ª OuTonalidades, circuito coordenado pela d’Orfeu. Em 2015, será ainda reforçada a estratégia de colaboração com outros circuitos e festivais, tanto no estrangeiro como em Portugal, pelo que as oportunidades do circuito, este ano, vão bem além do Outono!

Os 266 grupos inscritos nesta fase prévia, cujo processo decorreu no portal web do OuTonalidades, são maioritariamente portugueses (169) mas também há 97 grupos estrangeiros (que se propõem realizar intercâmbios com o circuito português nos seus países) de Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Roménia, Israel, Marrocos, Canadá, México, Brasil e Argentina.

Reforçando uma prática das edições anteriores, para o processo de pré-selecção de grupos a d’Orfeu está a convidar vários músicos, jornalistas, produtores e programadores do meio cultural, que serão os Conselheiros do OuTonalidades 2015.

Paralelamente, decorre já o período de inscrição dos espaços de música ao vivo (cafés-concerto, bares de teatros, espaços culturais associativos e pequenos auditórios) interessados em acolher concertos da 19ª edição do circuito português de música ao vivo. O processo de adesão e, brevemente, de agendamento e programação dos grupos desenrola-se na plataforma web http://www.dorfeu.pt/outonalidades.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Magnólia, o novo livro de Odete Ferreira!

Odete Ferreira lança livro para mulheres e para aqueles que as amam
apresentação pública
sábado 7 Março, 17h30
ÁGUEDA

“Um livro a ler pela Mulher e por aqueles que a amam”. É assim que Odete Ferreira descreve o seu mais recente livro, Magnólia, que irá ser lançado no dia 7 de Março (sábado), às 17h30, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, em Águeda. 

   Magnólia reúne, segundo a autora, pequenos textos em poesia e prosa, que retratam momentos da vida da Mulher. Com o apoio da Câmara Municipal de Águeda, Magnólia é editado pela d’ Eurídice, braço editorial da d’Orfeu Associação Cultural, e será apresentado no dia 7 de Março, às 17h30. A apresentação estará a cargo de Maria da Soledade Matos (professora na Escola Secundária Marques de Castilho). 
   Este é o quinto livro da autora, que já publicou “Freixo à la Minuta” (1996) e “Rente aos Pássaros” (2000), ambos editados pela Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta; “Cantiga de Fogo e Margem” (2001), Edição do Jornal Soberania do Povo e Borbolino - história infantil (2012), edição d’Eurídice.
 
                                Sobre o livro
    É no feminino que se escreve Magnólia, a árvore símbolo da Mulher em sedução, da Mãe primogénita, da Primavera dos enregelados, como se lê no registo intimista que inicia o livro.
    Em narrativas curtas, num cochicho de mulher, a autora desenha o sol e a sombra do universo feminino e sugere traços dessa alma – o amor, a força, a paixão, o ciúme, a maternidade, o êxtase, a dor, a posse, a entrega, a heroicidade nas pequenas coisas e nas grandes causas, a subterrânea inveja, a intuição, a luta, a solidão - em cenários de sombra frequente e preconceito resistente. 

Sobre a autora
   Odete Ferreira é licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa. Foi professora de Português, Inglês e Alemão na Escola Secundária Marques de Castilho (1974-2009), onde coordenou diversas atividades culturais, além de ter desempenhado vários cargos ligados à gestão daquele estabelecimento de ensino. Colaborou com diversas publicações regionais e o seu nome está ligado à história de muitas instituições de Águeda e de Freixo de Espada à Cinta, sua terra natal. 
   Foi curadora da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Águeda, sócia da ANATA – Associação dos Naturais de Águeda, esteve na direção da Cerciag - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Águeda, presidiu à d’Orfeu – Associação Cultural, foi associada da AJEB - Associação de Jornalistas e Escritores da Bairrada e vice-presidente da Associação Terras de Junqueiro (Freixo de Espada à Cinta). 

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

d'Orfeu prepara-se para o futuro, no ano dos 20 anos

Luís Fernandes deixa a coordenação-geral e Aníbal Almeida é o novo Director Executivo
d’Orfeu com nova estrutura orgânica para os próximos anos!

Quase ao fim de quinze anos de profissionalização, processo então pioneiro na área da Cultura à escala local, a d’Orfeu Associação Cultural acaba de reestruturar o seu modelo funcional, repartindo agora a liderança da estrutura entre um Director Executivo (Aníbal Almeida, ‘Joca’) e um Director Criativo (Luís Fernandes, que deixa de ser coordenador-geral). A ‘troika’ que agora assume o projecto artístico e associativo da d’Orfeu completa-se com a Direcção recém-eleita, presidida por Acácio Silva.

O ano de 2015 assume-se como uma viragem importante para a d’Orfeu, à beira de completar 20 anos de actividade. Um projecto cultural com decisivo impacto regional (e vasto reconhecimento nacional e internacional) reside nesta estrutura associativa construída da conjugação de muitos esforços com o talento de tantos, ao longo dos anos, em Águeda.

Garantida a solidez dos seus projectos artísticos, cujo programa está garantido até final de 2016, em Acordo Tripartido com a Direcção-Geral das Artes e os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja, Oliveira do Bairro e, a partir deste ano, também Santa Maria da Feira, a d’Orfeu aventurou-se a mudanças importantes no seu modelo de funcionamento, com a responsabilidade operacional a ser agora assumida por Aníbal Almeida ‘Joca’ e com a dedicação gradual de Luís Fernandes – até aqui coordenador-geral – à vertente criativa. Haverá também remodelação de funções e protagonistas na equipa permanente, com a saída consumada de alguns colaboradores de longa data, a quem a Associação deve muitas conquistas. Estão já a assumir funções, neste mês de Fevereiro, novos colaboradores para os departamentos técnico, de comunicação e de gestão.

A oportunidade desta reestruturação orgânica dota a d’Orfeu de uma visão estratégica de funcionamento para os próximos anos, com vista à emergência da sua vertente criativa, alargando as frentes de intervenção e reforçando a missão que trouxe a associação até ao presente, quase 20 anos depois. Somos todos d’Orfeu.