quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

2011 com novos desafios para a d’Orfeu

A d’Orfeu Associação Cultural prepara-se, em 2011, para percorrer novos caminhos. A abrangência regional, a aposta editorial e a renovação formativa-criativa são algumas das chaves que hão-de emancipar a missão desta equipa de autênticos bombeiros culturais. Os principais eventos, marcas decisivas que são, têm já datas marcadas para 2011: Festival i (20 a 22 Maio), Festim (3 Junho a 23 Julho), OuTonalidades (23 Setembro a 17 Dezembro) e Festival “O Gesto Orelhudo” (4 a 8 Outubro).

Ainda a celebrar 15 anos de forma especial, com o filme-livro “Contexto e Significado” a projectar a Associação no país, a d’Orfeu atribui-se responsabilidades acrescidas para 2011: uma missão de educação para a cultura, de cidadania activa e maturidade crítica do público. Sem concessões.

Na sua relação com Águeda, a terra-mãe, encerrado que está um ciclo importante (materializado, até 2010, na co-produção das Sextas Culturais e nos espectáculos inter-associativos “Rio Povo” e "Povo Que Lavas no Rio Águeda"), abre-se em 2011 um tempo que ficará assinalado por novas estratégias de intervenção local, a partir do momento que tome forma o projecto da Incubadora Cultural, cuja componente imaterial começa a fundir-se estrategicamente com a actividade global da d'Orfeu já a partir deste ano. Se com a autarquia local foi redimensionado um novo Protocolo, também com o Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes se dá a renovação do Acordo Tripartido num contexto nacional de cortes financeiros, um apelo infelizmente habitual à resistência cultural de estruturas activas como a d’Orfeu.

O Festim reforça a sua implantação na região, incluindo Águeda, Sever do Vouga, Estarreja, Ovar e, agora, também Albergaria-a-Velha. O Festival i, dedicado ao público infantil e familiar, vai crescer. O Gesto Orelhudo chega à 10ª edição e prepara um programa especial, além de novidades na infraestrutura do evento. O OuTonalidades tem confirmada nova extensão com a Galiza, alargando as parcerias ao longo de todo o território luso-galaico. No âmbito da Programação, além de diversas co-produções locais já em 2011, na calha estão também projectos importantes de carácter supra-local para os próximos anos.

Na área criativa, é editado em Março o novo disco de “Toques do Caramulo”, seguindo-se a tournée nacional (continente e ilhas) de lançamento. Para 2011, a d’Orfeu prevê apostas em novas criações, de clara inovação transdisciplinar, cruzando linguagens tradicionais e recursos tecnológicos. Por outro, está a responder afirmativamente a propostas de parcerias criativas, em co-produção e co-criação com outras companhias. As oportunidades criativas ganharão espaço nas prioridades da d’Orfeu e o portfolio de itinerância crescerá em 2011.

A Associação lançou há poucos meses as sementes de uma plataforma integrada de formação artística: a d'Formação, uma verdadeira escola de artes dirigida a todas as idades e públicos. Este ano haverá dose reforçada de Cursos Técnicos (Som, Iluminação e Vídeo): primeiro em Fevereiro/Março e depois, também, em Novembro/Dezembro. As Visitas Pedagógicas de turmas escolares à d’Orfeu acontecem em Março. O Seminário para o Associativismo terá nova edição previsivelmente em Outubro. A EMtrad’ continua com aulas permanentes de um leque muito vasto de instrumentos, a par de dois colectivos pedagógicos: a Orquestra de Percussão e o Coro Infantil. No âmbito no novo Protocolo com a Câmara Municipal de Águeda, os membros das Associações do concelho têm incentivos em toda a oferta formativa da d’Formação (incluindo cursos artísticos e técnicos) a partir de 2011.

O sítio www.dorfeu.pt, com novo layout e funcionalidades, é a face mais visível da comunicação presente e futura da Associação, disseminando-se ainda em perfis constantemente actualizados nas redes sociais, além de um contacto directo com os seus públicos e toda a comunidade. A d’Orfeu marca!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

d'Formação Técnica(s)

Cursos técnicos na d’Orfeu:
Som + Iluminação + Vídeo

ÁGUEDA, 31 Janeiro a 24 Março 2011

A d’Orfeu promove, pela primeira vez, um curso integrado das 3 mais importantes áreas técnicas no âmbito das artes do espectáculo: o Som, a Iluminação e o Vídeo. Os participantes podem frequentar apenas uma das áreas, embora o curso esteja planificado para funcionar em articulação, promovendo a qualificação de técnicos versáteis ao beneficiar dos três cursos na sua plenitude. Decorrerão em Águeda, em horário pós-laboral, de segunda a quinta-feira consoante as áreas, entre 31 de Janeiro e 24 de Março. Decorre já o período de inscrições.

Orientados por Rui Oliveira (Som), António Costa e Paulo Tavares (Iluminação) e Bernardo Duarte (Vídeo), estes cursos são uma mais-valia para todos os que trabalham ou pretendem trabalhar como técnicos, amadores ou profissionais, ligados ao trabalho criativo ou de produção nas artes performativas. É crescente a necessidade de desenvolver qualificadamente as condições técnicas disponíveis dos espaços, dos equipamentos e até dos recursos humanos envolvidos num determinado evento, pelo que a d’Formação dá corpo a este oportunidade formativa transversal. A formação será articulada entre os três cursos, nomeadamente ao nível dos trabalhos práticos, relacionando o som, a iluminação e o vídeo na montagem de um projecto criativo comum em contexto experimental.

As inscrições são limitadas e estão abertas até 26 de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail, nos suportes web da d’Orfeu a partir do site www.dorfeu.pt, pelo telefone 234603164 ou presencialmente na d’Orfeu. Os membros das Associações do concelho de Águeda beneficiam de um incentivo de 50% nas inscrições, no âmbito do novo Protocolo entre a d’Orfeu e a Câmara Municipal de Águeda.


Curso de Som
d’Formador: Rui Oliveira
O Curso intensivo de Som e Produção Áudio é uma abordagem teórica e prática à produção técnica e registo do espectáculo. Captação e reprodução, equipamentos e espaços acústicos são os intervenientes da cadeia de áudio. Os participantes terão contacto com as “máquinas” e as técnicas necessárias, servindo como base para a produção e a devida entrega de um espectáculo a quem o assiste: o público. Cadeia de áudio, microfones/captação, transdutores, electricidade, o directo, analógico/digital e software de áudio são as áreas de estudo previstas.

datas: quintas-feiras de 3 Fevereiro a 24 Março 2011

horários: 19h00 as 23h00
carga horária total: 32 horas em 8 semanas
pré-requisitos: PC + conhecimentos informáticos básicos


Curso de Iluminação
d’Formadores: António Costa e Paulo Tavares
Este curso aborda as várias etapas a ter em consideração na iluminação de cena de um espectáculo. Uma abordagem aos requisitos técnicos necessários à realização de iluminação técnica, respectiva logística e aos métodos fundamentais para obter o resultado desejado. Da alimentação do equipamento até ao sistema de controlo de toda a iluminação, fontes de corrente, dimmer, projectores, lentes, cor, controladores DMX, robótica, LED’s, eis algumas das “ferramentas” necessárias e importantes para a aplicação dos conhecimentos nesta área.

datas: segundas e terças-feiras de 31 de Janeiro a 22 de Março 2011

horários: segundas 21h30-23h00 e terças 19h30-23h00
carga horária total: 40 horas em 8 semanas + apresentação final
pré-requisitos PC + conhecimentos informáticos básicos


Curso de Vídeo
d’Formador: Bernardo Duarte
Com o aumento de adeptos nas áreas multimédia, torna-se fundamental dar respostas formativas de nível profissional. Este curso abordará todas as componentes técnicas e práticas da edição vídeo. Os formandos terão a oportunidade de conhecer e aprofundar o processo de edição, em cinco unidades: a parte física da câmara de vídeo, os planos de captação, a edição e tratamento de vídeo com recurso a software específico, a realização de exercícios práticos de modo a estabelecer a ponte entre a teoria e a prática e, por fim, a exportação do vídeo. Tudo isto terá como fio condutor a realização de uma curta metragem.

datas Segundas e Quartas de 31 de Janeiro a 23 de Março 2011

horários Segundas: 19h30 às 21h00 | Quartas: 19h30 às 23h00
carga horária total: 40 horas em 8 semanas + apresentação final
pré-requisitos: PC + conhecimentos informáticos básicos



Notas biográficas dos d’Formadores

Rui Oliveira
Sonoplasta e músico, fez o Curso Profissional de Engenharia de Som na Escola Microfusa em Barcelona (reconhecida pela AES, Sociedade de Engenheiros de Áudio), especializando-se em “Espectáculo e som ao vivo” e “Som em cinema”. Simultaneamente frequentou o Curso de Música no Conservatório Oficial de Música de Badalona na Área Jazz. Depois de ter trabalhado, em Barcelona, em várias empresas de som como freelancer e tocado em vários projectos musicais catalães, regressa a Portugal. Desde 2005, integra a equipa permanente da d’Orfeu Associação Cultural com funções de Direcção Técnica, Técnico de Som, Sonoplasta e Produtor. Entre muitos outros registos, foi responsável pela captação, edição, mistura e co-responsável pela masterização do CD “Toques do Caramulo é ao Vivo”, editado em 2007 pela d’Orfeu, encontrando-se actualmente a dirigir a gravação de novo disco desta criação d’Orfeu. A formação é uma das áreas à qual se dedica há vários anos.

António Costa
Designer de luz, formou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) em design de luz e som para espectáculos. Trabalhou como freelancer em vários teatros do Porto (São João, Rivoli, Campo Alegre), colaborou no “Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura”. Em 2004 ingressa no Teatro Aveirense onde é, actualmente, o responsável pela área de Luz. Paralelamente, vem fazendo criações/desenhos de luz para produções independentes de ópera, dança, teatro e musicais, nomeadamente colaborando com o Estúdio de Ópera do Centro, a Escola de Bailado de Aveiro, a Efémero Companhia de Teatro e a Academia Musical Vilar do Paraíso, entre outras.

Paulo Tavares
Designer de luz há cerca de 10 anos, trabalha como freelancer desde 2006. A sua área é essencialmente a música ao vivo e além do trabalho nos grandes festivais (Rock in Rio, Optimus Alive, Marés Vivas, Festival dos Oceanos) ou com artistas como Xutos & Pontapés, Rui Veloso, Marisa, Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, Mão Morta, Luís Represas e Marylin Manson, tem sido responsável pelos desenhos de iluminação, assim como o técnico responsável de iluminação, de Sean Riley & The Slow Riders, André Sardet, The Paperboats, Fafá de Belém, Drive e Hands on the Approach.

Bernardo Duarte
Estudou Multimédia e Audiovisual no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Durante o curso realizou vários projectos a nível gráfico e multimédia, frequentando diferentes formações, tanto na sua área de estudo como na área de Gestão e Empreendedorismo. Destaca-se a realização das curtas metragens “Apetecia-me comer cerejas” e “Uma orquídea na janela” que lhe deram a melhor nota de projecto desse ano. Terminado o curso, torna-se co-fundador de uma empresa de multimédia e audiovisuais que tem como missão ir à raiz das memórias - FragMnesis -, no âmbito da qual tem vindo a colaborar com a d’Orfeu no registo vídeo dos seus principais eventos.


domingo, 2 de janeiro de 2011

d'Formação: inscreve-te no novo trimestre!

Teatro para adultos, instrumentos tradicionais e cursos técnicos (som, luz, vídeo): vem d’Formar-te!

Depois da apresentação colectiva de Dezembro (fecho do 1º trimestre), em que participaram formandos de teatro, orquestra de percussões, guitarra, violino, canto e coro infantil, a d’Formação – plataforma formativa da d’Orfeu – avança para este 2º trimestre do ano lectivo 2010/2011 com a sua oferta formativa expandida às técnicas. As inscrições para o novo trimestre decorrem durante a primeira semana de Janeiro, na d’Orfeu.

Na EMtrad’, os cursos de Violino, Guitarra e Voz continuam com turmas de conjunto (Naipe) ou aulas individuais. Em modalidade individual apenas, estão a funcionar as aulas de Piano e Bateria. As Concertinas e Gaitas-de-foles, cujas turmas de Naipe ambientam o Espaço d’Orfeu ao som do fole e da palheta todas as quartas-feiras, tem vagas para mais alunos no novo trimestre.

O curso de Teatro para adultos continua às quartas-feiras, no horário 19h00-20h30, sob a orientação de Ana Lúcia Xavier. Neste 2º trimestre desenvolve-se a criação de personagens e será montado um trabalho teatral de cariz contemporâneo a apresentar em Março, integrando já os participantes que se inscrevam agora.

Em Fevereiro arrancam os cursos intensivos de Som, Iluminação e Vídeo. Cada uma destas componentes poderá ser frequentada de forma interligada ou independente, contribuindo para um know-how de nível profissional na montagem e operação técnica no âmbito das artes de palco. Os d’formadores são Rui Oliveira (Som), António Costa (Iluminação) e Bernardo Duarte (Vídeo).